Unidade móvel realizará mamografias e atividades sobre o câncer de mama em Floriano
10/09/2014 09h18
Imagem: Márcio SalesClique para ampliar
De 15 a 19 de setembro o município de Floriano estará recebendo a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), com atividades de conscientização sobre o câncer de mama.
A ação, que faz parte dos eventos da campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa, contará com uma carreta com equipamento apropriado e uma equipe que realizará exames de mamografia e ultrassonografia gratuitos.
A Fundação Maria Carvalho, coordenadora do Outubro Rosa, entidade não governamental que congrega e auxilia mulheres vítimas do câncer de mama, é quem vai gerir os serviços que serão oferecidos pela carreta.
A Carreta da Mulher ficará instalada na Casa da Gestante, do Hospital Tibério Nunes, próximo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. O atendimento será a partir das 08h00.
A carreta é equipada com quatro salas, sendo uma dedicada à mamografia, outra para ultrassonografia e uma sala de apoio e educação em saúde. Os exames de ultrassonografia serão entregues na hora, já as mamografias em 72 horas.
De acordo com o médico Pedro Atem, diretor do Hospital Tibério Nunes, o público alvo são mulheres de 40 a 69 anos. As interessadas que queiram realizar os exames devem se dirigir a Casa da Gestante e fazer o agendamento, que também pode ser feito no próprio Hospital Tibério Nunes ou nas unidades da Secretaria Municipal de Sáude.
Imagem: FlorianoNewsDr. Pedro Atem
O cronograma de atendimentos para o mês de setembro conta com cinco cidades, sendo Teresina de 3 a 6 de setembro, São João do Piauí (8 a 10), Conceição do Canindé (11 a 12), Floriano (15 a 19) e Parnaíba (22 a 26).
A carreta vai percorrer os municípios do estado e por mês, serão realizados mil exames, sendo cem por dia. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente em todo o mundo, representando 22% dos casos. O câncer de mama tem cura se descoberto no início.
*Com informações da SESAPI
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook