Vacinação contra poliomielite se encerra nesta sexta-feira, 05 de julho

02/07/2013 09h37

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Será encerrada nesta sexta-feira (05), a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Desde o dia 08 de junho crianças de seis meses a quatro anos e onze meses estão sendo imunizadas em todo o país.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, Kalíup Marques, no município a meta é que 83,26% do público alvo da campanha seja imunizado até o dia 05 de julho. Somente no dia D da campanha em Floriano, realizada dia 08 de junho, foram vacinados cerca de 60% do público alvo da campanha de vacinação contra a Poliomielite.

Mas segundo Kalíup Marques, infelizmente muitos pais ainda não vacinaram suas crianças contra a poliomielite, uma doença grave que acometeu a humanidade durante séculos e que ainda acomete alguns países, especialmente na África.

Os pais e responsáveis por crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem levá-las para serem vacinadas em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, que estarão abertas das 8h00 às 17h00.

Pelo segundo ano consecutivo a Campanha Nacional contra a Poliomielite acontece em etapa única e não mais em duas, já que o Brasil não apresenta casos da doença há 24 anos.

Porém a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde explica que a falta de casos não significa que o país deva descuidar da saúde das crianças, assumindo assim, o compromisso de manter altas coberturas de vacinação.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Ela é causada pela infecção pelo poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença. No Brasil, as campanhas nacionais começaram em 1980 e não existem casos de pólio desde 1989.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews