Vacinação deve imunizar mais de 4 mil crianças em Floriano

06/06/2013 11h32


Fonte SECOM

Neste sábado (8) acontece em Floriano e em todo o Brasil o Dia “D” de Vacinação contra a Paralisia Infantil, marcando o início da Campanha Nacional contra a Poliomielite, que segue até o dia 21 de junho. A cerimônia de abertura está marcada para as 08 horas, na Unidade Básica de Saúde José Paraguassu, no bairro Sambaíba Nova.

Os pais e responsáveis por crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem levá-las para tomar a gotinha em uma das 10 Unidades Básicas de Saúde do município que estarão abertas neste sábado das 8 às 17 horas.

Pelo segundo ano consecutivo a Campanha Nacional contra a Poliomielite acontece em etapa única e não mais em duas, já que o Brasil não apresenta casos da doença há 24 anos. Porém a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Kalíup Marques, explica que a falta de casos não significa que o país deva descuidar da saúde das crianças, assumindo assim, o compromisso de manter altas coberturas de vacinação.

“É muito importante que todas as crianças tomem a gotinha. A vacina é gratuita e proteção nunca é demais. A vacina é a única forma de evitar a poliomielite, uma doença grave, de fácil transmissão, que afeta o sistema nervoso central e provoca paralisia”, ressalta Kalíup Marques.

Durante o período da campanha, Floriano pretende imunizar 4.110 crianças na faixa etária alvo da ação, para atingir a meta de 95% estimada pelo Ministério da Saúde. Para imunizar as crianças os pais e responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação.

“A apresentação da carteirinha é obrigatória, pois os profissionais de saúde estarão verificando se as outras vacinas estão em dia”, completa a coordenadora.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, todos os profissionais de saúde do município, estarão mobilizados para o dia “D” da campanha de combate à paralisia infantil.

“Será um dia importante para a população infantil do nosso município. A nossa intenção é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Tenho absoluta convicção que alcançaremos os nossos objetivos”
, finalizou ele.