Vândalos estariam atacando a guarita e funcionárias da Serra
02/12/2010 20h59Mulheres funcionárias que trabalham no Parque Nacional Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato, a cerca de 525 km ao Sul de Teresina, dizem estar sendo ameaçadas por bandidos, caçadores e vândalos no local. Elas denunciam que homens já tentaram invadir as guaritas de acesso a reserva ambiental.
No domingo passado, as funcionárias da guarita da BR-020, nas proximidades da zona urbana do município de Coronel José Dias teriam sido molestadas por um homem que andava de moto e tentou entrar na guarita. "Ele bateu na porta, no vidro e gritou muito. Ao final das ameaças acabou dormindo encostado na janela" disse uma das funcionárias.
Para evitar maiores problemas, a equipe da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade científica que administra o parque nacional em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), decidiu enviar um veículo da entidade para resgatar as mulheres durante a noite e evitar que mais ataques aconteçam.
O chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, Ítalo Robert, determinou que uma equipe de guardas que prestam serviços e são responsáveis pela fiscalização da reserva, fossem deslocados até o local para investigar. Alguns anos atrás, em novembro de 2001, uma das funcionárias do parque, Ivani de Jesus Souza Ramos, foi assassinada pelo próprio irmão que desejava caçar no interior da reserva ambiental. Na época, o caso teve grande repercussão e o acusado chegou a ser preso e condenado.