Vereadores debatem pagamento de incentivo financeiro para agentes de saúde e endemias de Floriano

26/03/2025 21h55

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsCâmara Municipal de Floriano(Imagem:FlorianoNews)Câmara Municipal de Floriano

Nesta quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Floriano sediou uma reunião entre os vereadores e representantes do Poder Executivo para discutir o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) destinado aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município. O encontro contou com a presença da secretária de Saúde, Caroline Reis, do secretário de Governo, Hemerson, e do representante da Procuradoria do Município, Jossandro.

O vereador Davi Oka ressaltou a importância do esclarecimento sobre o veto do prefeito Antônio Reis ao pagamento do IFA:

“Eu e o presidente da Câmara, o vereador Marcony Alisson, estivemos na Secretaria de Saúde pedindo mais informações do que se trata o IFA, o Incentivo Financeiro Adicional dos agentes de saúde e agentes de endemias do município de Floriano. Tendo em vista que chegou a essa Augusta Casa um veto do prefeito Antônio Reis no que se trata do pagamento desse incentivo. O governo federal não está repassando algumas emendas parlamentares de senadores e deputados federais para o município de Floriano e a folha está sendo muito onerada. E aí nós pedimos alguns esclarecimentos da secretária, doutora Caroline Reis, juntamente com toda a sua equipe, para que nos tirassem algumas dúvidas".

O vereador Lauro César defendeu a derrubada do veto:

"É importante demais recebermos aqui os membros do Poder Executivo para discutirmos com o Executivo aqui, toda e qualquer matéria. Entendemos aqui as angústias da secretária, entendemos as finanças não andam boas, mas aí parte de uma articulação política também na captação de recursos. E aí, no nosso entendimento, o projeto foi aprovado, recebemos a mensagem veto, mas na minha opinião e da nossa bancada, principalmente aqueles que votaram que apresentaram o projeto, é de que nós derrubemos o veto do prefeito em relação a essa matéria. Por ser, na nossa opinião, uma matéria totalmente exequível, uma vez que trata-se de incentivo e não de aumento salarial."

Por sua vez, o vereador James Rodrigues destacou a relevância do diálogo entre os poderes:

"Foram apresentados todos os pontos relacionados ao Projeto de Lei, que versa, sob autorização, para que o Poder Executivo, uma vez aberta a disponibilidade orçamentária e financeira, possa realizar o pagamento de um prêmio a título de adicional financeiro, chamado IFA. Foi um momento muito importante. Essa reunião, havíamos solicitado que ela acontecesse ainda na sessão passada, onde nós solicitamos, como líder da bancada da maioria, que esse Projeto de Lei voltasse para a Comissão de Orçamento e Fiscalização, em razão da importância da matéria. E, hoje, estamos muito felizes pelo avanço, pela possibilidade do diálogo, e, acima de tudo, pelo compromisso dos vereadores dessa Casa em continuar votando matérias e realizando ações que possam fortalecer o trabalho dos agentes comunitários de saúde e o trabalho dos agentes comunitários de endemias. É o nosso trabalho, é o nosso compromisso para que Floriano continue evoluindo."

A discussão segue em pauta na Câmara Municipal, enquanto os vereadores analisam a melhor solução para garantir o pagamento do incentivo sem comprometer o orçamento municipal.



Tópicos: