VI Semana de Educação do Curso de Pedagogia da UFPI aborda Direitos Humanos e Educação
09/10/2024 10h32Teve início nessa terça-feira (08) a VI Semana de Educação do Curso de Pedagogia (SEMAPed) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus de Floriano. O evento, que se estende até o dia 11 de outubro, traz como tema central "Do Desejo à Necessidade, da Necessidade à Ação – Direitos Humanos: Que Educação Queremos, Precisamos e Fazemos?", e busca promover reflexões sobre o papel da educação na garantia dos direitos humanos.
A solenidade de abertura foi marcada por uma atmosfera de afetos e reflexões, destacando a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa. A mesa solene contou com a presença de professoras renomadas: Dra. Grasiela Coelho, Dra. Vicelma Maria, Dra. Maria Madureiro, Dra. Edmilsa Santana, além da acadêmica Hevily Carvalho, do curso de Pedagogia da UFPI.
Durante a cerimônia, a Orquestra de Bandolins da Escola Municipal Juarez Tapety, coordenada por Kariny Santos e sob a regência do maestro Herberth Vinícius, encantou os presentes com sua apresentação. Os integrantes da orquestra participam de um projeto do Núcleo de Cultura e Arte da cidade de Oeiras-PI, destacando o valor da arte e cultura no processo educacional.
Imagem: Reprodução/InstagramVI Semana de Educação do Curso de Pedagogia da UFPI aborda Direitos Humanos e Educação.
A programação da VI SEMAPed está repleta de palestras, minicursos e debates que buscam explorar os desafios da educação no contexto dos direitos humanos. A abertura contou com a conferência da Dra. Catarina de Almeida Santos (UNB), que abordou o tema "Direitos Humanos na Educação – entre o meritório e o meritocrático: quem tem direito à universidade pública?", provocando reflexões sobre o acesso democrático à educação.
Outros destaques do evento incluíram a palestra da Dra. Maria Dolores Lima da Silva (UFPA), que discorreu sobre "Racismo ambiental, mudanças climáticas e direitos humanos", e o minicurso sobre "Metodologia das oralimagens como narrativas decoloniais", ministrado por Francilene Brito da Silva.
Programação:
09/10 - Minicursos (08h às 12h):
- Metodologia das oralimagens como narrativas decoloniais
- Introdução ao bordado livre: oficina primeiro ponto, com Maria do Carmo Carvalho Madureiro
- Live (YouTube UFPI) (19h às 20h):
- Relatos de experiências sobre ações de extensão para inserção de meninas e mulheres na ciência, com a Dra. Fabíola Maria Alexandre Linard (UFPI) e a Dra. Nayara Cardoso de Medeiros.
- Que inclusão queremos e que inclusão fazemos em nossas universidades?, com o Dr. Leandro Montadon de Araújo Souza (UEMG).
- Democracia e direitos humanos: o que pode a educação?, com o Dr. Caio Sgarbi Antunes (UFG).
A VI SEMAPed é uma oportunidade única para estudantes, professores e interessados refletirem sobre o papel da educação na promoção dos direitos humanos e como podemos transformar desejos em ações concretas para uma sociedade mais justa.