Advogada explica tabela do INSS para assegurados
05/07/2018 13h18Você quer saber qual a taxa de contribuição para seu seguro social? Através do artigo pela advogada Tayane Corrêa Aguiar, acompanhe a tabela do INSS que já foi divulgada e apresenta as alíquotas e porcentagens conforme o cálculo de contribuição para cada tipo de assegurado.
Como funciona a tabela do INSS?
Essa tabela é de grande valor para os trabalhadores programarem suas finanças para o pagamento do benefício.
As taxas de alíquota são as taxas que você paga a cada quinto dia útil após o recebimento do seu salário.
Geralmente alterna entre 6 a 9%, porém quanto maior o salário que você ganha, maior também será sua taxa de contribuição.
O valor da taxa a ser paga naquele mês vem informada no comprovante que você recebe do seu salário.
Porém, primeiramente você precisa saber que o empregado, empregador e trabalhador avulso possuem alíquotas diferentes das dos contribuintes individuais e facultativos.
Para saber qual a taxa que você precisará pagar mensalmente, precisa conhecer a tabela do INSS.
Tabela do INSS – Conheça as taxas
Conheça agora as tabelas específicas para cada tipo de assegurado:
Imagem: Cálculo Exato
• Empregado e empregado doméstico: qualquer indivíduo que trabalhe de carteira assinada, contrato temporário, trabalhadores em órgãos públicos, ou prestação de serviços para casas de família.
• Trabalhador Avulso: Indivíduo que presta serviços rurais ou urbanos para várias empresas, sendo intermediados por algum órgão gestor de mão de obra.
Demais informações:
Se o empregado possuir mais de um vínculo empregatício, as renumerações totais devem ser somadas para o assegurado ser classificado em alguma das categorias da tabela.
Imagem: Governo do Brasil
Tabela do INSS para empresários e autônomos
Nota:
• O empresário ou autônomo deve constar no GFIP
• O limite do salário máximo de contribuição é R$ 5.645,00
Calendário INSS 2018 – Veja as datas para pagamento dos benefícios
O pagamento dos seguros do INSS começou no dia 25 de janeiro desse ano e seguirão até o dia 27 de Dezembro.
Para saber com exatidão a data que haverá a liberação do benefício, você precisará consultar o último número do seu cartão de benefício, sem contar o dígito.
Se seu cartão tem o final 6-01, por exemplo, o número de referência será o 6. Ou seja, conforme a tabela, a data de liberação do seu pagamento de Junho acontecerá no dia 02 de Julho.
Lembrando que essa tabela vale para qualquer assegurado do INSS e só poderá receber seu pagamento a partir da data de liberação.
Fonte: Tabela do INSS 2018: Alíquotas e consulta – Saiba seus Direitos
Imagem: Divulgação
Os benefícios que seguem a tabela 2018 acima são:
- Aposentadoria por idade, invalidez e tempo de contribuição
- Auxílio doença e auxílio acidente
- LOAS
- Salário Família
- Pensão por morte
Como sacar o seu benefício INSS?
Após identificar a data de pagamento do seu benefício, você precisar ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com seu cartão cidadão em mãos, para receber tanto no caixa eletrônico como dentro do banco.
Caso você ainda não tenha seu cartão cidadão, também é possível fazer o saque do benefício em uma lotérica, portando seus documentos e foto.
Lembrando que somente o assegurado (titular da conta) ou um responsável cadastrado poderá realizar o saque do benefício.
Para saques no caixa eletrônico, só é necessário o cartão do banco e a senha para fazer o saque. Já no caso, se o titular decidir por retirar seu dinheiro diretamente com a instituição financeira, somente o próprio titular poderá realizar o saque.
Consulte a tabela do INSS e não deixe de realizar sua contribuição para garantir sua aposentadoria e ter muito mais tranquilidade na terceira idade. Em caso de dúvidas, você também pode acessar o site do INSS e consultar seus dados cadastrais, extrato e tirar suas dúvidas.
Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews