Atenção aos sinais para o câncer de boca
31/12/2019 09h19Fonte Cidadeverde.com
O problema é grave e exige atenção. Na região sudeste, por exemplo, a doença é considerada o quarto tipo de câncer mais frequente entre os homens e o décimo, em mulheres.A língua é outro local comum para o aparecimento dos sintomas, principalmente nas bordas. Em casos avançados, podem surgir dificuldades para engolir, falar ou se alimentar. Aliás, o tratamento pode causar deformações e a necessidade de cirurgia.
Causas
Vale destacar que o câncer de pele não é hereditário. Entre os fatores de risco estão cigarro, ingestão de álcool e o sol. Dessa forma, usar protetor solar labial e manter hábitos saudáveis ajudam na prevenção.
Mas o autoexame é a principal arma. Diferentemente das aftas, estas manchas costumam ocorrer, inicialmente, sem dor e, por vezes, estão em áreas difíceis de enxergar.
Tratamento
Dependendo do estágio da doença, é feita a cirurgia, aliada a quimioterapia e radioterapia. Quem passa por estes processos requer cuidado odontológico redobrado. E há medicamentos que podem mudar o metabolismo do paciente.
A radioterapia, muitas vezes, provoca redução significativa no fluxo salivar – o que causa inflamações com mais facilidade, pois a saliva exerce um papel importante na proteção dos dentes e gengivas, além de hidratar a mucosa. Já quem usa prótese sofre ainda mais. Afinal a manutenção fica prejudicada.
Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews