Autocobrança por produtividade excessiva pode ser prejudicial à saúde, diz psiquiatra

22/01/2023 10h33


Fonte ClubeNews

Imagem: ReproduçãoAutocobrança por produtividade excessiva pode ser prejudicial à saúde.(Imagem:Reprodução)Autocobrança por produtividade excessiva pode ser prejudicial à saúde.

Já se sentiu culpado por descansar enquanto está com uma lista de afazeres não cumpridos? Se cobrar por não ter um dia produtivo pode gerar sofrimento e a falsa ilusão de que precisamos sempre correr atrás de algo ou realizar alguma tarefa.

O médico psiquiatra Dr. Vicente Gomes explicou em entrevista ao programa Bom Dia Piauí, da Rede Clube, como a autocobrança por produtividade pode ser prejudicial.

“É preciso compreender que para ter uma boa produtividade não devemos focar apenas no tempo, mas sim em nós mesmos. A partir do momento que perdemos conexão com nós mesmos, surge a percepção distorcida, desvio de tempo, falta de foco, comprometimento de atenção”,
conta.

O médico explica que o sentimento de “tempo perdido” deixa a pessoa ansiosa e em uma corrida contra o relógio no final do dia.

Além das atividades rotineiras e “obrigatórias”, como alimentação, estudo e/ou trabalho, é preciso conciliar demais tarefas conforme necessidade e disponibilidade.
Imagem: Rede ClubeDr. Vicente Gomes em entrevista com Felipe Pereira no programa Bom Dia Piauí, da Rede Clube.(Imagem:Rede Clube)Dr. Vicente Gomes em entrevista com Felipe Pereira no programa Bom Dia Piauí, da Rede Clube.

Vicente orienta que algumas atividades extras são necessárias para manter o bem-estar e até cumprir melhor as tarefas diárias.

“Não adianta só pegar a agenda e querer cumprir aqueles horários se em algum momento você não está sendo produtivo e nem é algo favorável para você”,
completa.

O médico ressalta que mesmo pessoas que conseguem gerir bem os horários e objetivos ao longo do dia pode sentir a sensação de que sempre falta algo para fazer. “A gente precisa manter o equilíbrio, ter o momento do trabalhar a respiração, estar com quem gosta, um momento de pausa”, diz o médico psiquiatra.

Para o especialista, é preciso focar no presente, um dia de cada vez. Deixar as frustrações do passado para trás e não perder a cabeça ao pensar no futuro.

“Com planejamento, foco, organização, você consegue sim chegar lá. Reconheça seu limite. O excesso da autocobrança é prejudicial e causa esgotamento mental. A gente consegue ter momento para tudo, trabalhar, lazer, descansar, atividade física. A gente só precisa se organizar”, finaliza Vicente Gomes.


Tópicos: vicente, momento, gente