Coordenador de curso de Informática do Senac EAD explica como se proteger de cibercrimes
11/11/2018 10h50Fonte Senac
Imagem: Senac
A internet revolucionou a forma de as pessoas se relacionarem e possibilitou diversas facilidades em nosso dia a dia. Por outro lado, o ambiente virtual permite uma série de atividades ilícitas e práticas inadequadas. Sem perceber, você pode navegar por páginas falsas, se expor a diferentes tipos de vírus e programas mal-intencionados, correndo o risco de sofrer ataque de hackers, ser vítima de fraudes eletrônicas, ter perdas financeiras, além de outros transtornos.
Como estar conectado já é inevitável hoje em dia, André Ricardo Theodoro, coordenador do curso Técnico em Informática do Senac EAD, lista algumas dicas para você se proteger no ambiente virtual.
Confira:
Cuidado com o phishing
Este é, atualmente, um dos métodos mais comuns de se capturar seus dados, pois o induz a clicar em links infectados por vírus. “Nunca abra anexos nem clique em links de e-mails duvidosos. Desconfie de mensagens que prometem prêmios fáceis ou que enviem fotos, cartões virtuais e solicitem preenchimento de formulários com seus dados. Na dúvida, entre em contato com o remetente antes de qualquer ação”, aconselha André.
Escolha bem suas senhas
Para acessar e-mails, redes sociais, bancos e sites de comércio eletrônico, nunca use datas, placas de carro ou qualquer outra combinação ligada a você que seja fácil de alguém deduzir. André recomenda usar senhas fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e diferentes caracteres. Também é importante trocá-las periodicamente e nunca armazená-las no navegador.
Identifique sites mal-intencionados
Alguns sinais são: páginas que abrem diferentes pop-ups e forçam esses tipos de acesso, que seus endereços na barra de navegador não coincidem com o real endereço do site ou que exijam instalação de programas com extensões desconhecidas. A dica do coordenador é utilizar um bloqueador de pop-ups com o seu navegador e nunca instalar esses programas sugeridos.
Atenção nas compras e transações bancárias
Procure acessar lojas on-line de confiança, ou então, identifique o fornecedor. “Busque telefone e endereços físicos da loja para checar se, de fato, ela existe e exija nota fiscal dos produtos adquiridos. Também leia a política de privacidade do site para saber como o fornecedor cuidará do armazenamento e manipulação de seus dados”, acrescenta André. No caso de transações bancárias, a sugestão é ter ainda mais cuidado: “Certifique-se se o site não é falso e não acesse seu banco em pontos de acesso de múltiplos usuários, como lanhouses”, alerta.
Cuidado nas redes sociais
Embora seja um ambiente de descontração, evite aceitar convites de pessoas que você não conhece e compartilhar informações que possam expor sua vida – tais como fotos, localizações e outros dados pessoais. “O ideal é permitir a visualização de suas postagens apenas para seus contatos, não para o público em geral. Também é mais seguro acessar seus perfis no modo anônimo dos navegadores quando estiver utilizando computadores de terceiros para evitar que alguém se aproprie de seu perfil”, recomenda o especialista.
Atenção no celular
Faça as transações por meio dos aplicativos originais e com certificado dos bancos, empresas e lojas das quais pretende realizar sua compra. Também é fundamental manter uma senha em seu aparelho para que, em caso de roubo, você não seja surpreendido por transações indevidas. O ideal, orienta André, "é baixar aplicativos das lojas oficiais do sistema operacional que utiliza no dispositivo, além de evitar o uso de wi-fi público".
Proteja seu computador
A última dica é básica: mantenha seu computador com antivírus instalado e sempre atualizado, bem como os softwares e o firewall. Sempre utilize softwares legítimos e evite baixá-los de fontes desconhecidas.
Conheça o curso Técnico em Informática do Senac EAD.