Dia Mundial de Luta Contra a Aids

01/12/2011 07h44


Fonte Paperblog

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDia Mundial de Luta Contra a Aids(Imagem:Divulgação)Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado dia 1 de dezembro, foi criado para fortalecer o combate à doença, para despertar nas pessoas a importância e a necessidade da prevenção e a compreensão do que é a síndrome.

Esse dia foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.