Especialista explica os riscos de usar o celular conectado ao carregador

12/04/2025 22h39


Fonte ClubeNews

Imagem: Carlienne CarpasoAparelho celular conectado ao carregador.(Imagem:Carlienne Carpaso)Aparelho celular conectado ao carregador.

Apesar de ser um hábito considerado comum, mexer no celular enquanto o aparelho carrega é arriscado. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), referentes ao ano de 2023, apontaram que foram registrados 19 acidentes com carregadores de celular no Brasil, 15 resultaram em óbitos.

Em entrevista à TV Clube, o Executivo de Desempenho do Sistema da Equatorial, Abraão Galeno, lembra que o Brasil é o quinto país do mundo que mais utiliza smartphones e isso potencializa o risco de acidentes.

“Muitas pessoas aqui costumam ter vários aparelhos em casa. Então o correto é prezar pelo uso adequado, isso envolve, principalmente, os aparelhos agregados ao celular, como o carregador. Boa parte dos acidentes que acontecem com o celular, são devido ao mal uso ou às condições do carregador usado”, explicou.

Conforme o profissional, o usuário deve observar informações que o carregador possui, como o selo de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a marca do fabricante.

“Esse é um item de verificação muito importante, que muitas vezes não é levado à condição necessária dele. O correto é sempre usar carregadores certificados, originais. Cabe observar que quando o carregador é certificado ele vem com o selo da Anatel, isso mostra que o equipamento foi certificado e testado, não só pelo fabricante, mas pelos órgãos aqui no Brasil”, detalhou o executivo que também destacou que em carregadores que não são originais, os selos nem sempre estão presentes.
Imagem: ReproduçãoCarregador(Imagem:Reprodução)Carregador

Também não é recomendado o uso de “benjamin”, popularmente conhecido como “T”, os adaptadores elétricos que possibilitam aos usuários conectar mais de um aparelho na mesma tomada.

“O uso dessa extensão não é algo recomendado, porque você está agregando uma carga adicional não prevista. Quando você coloca para carregar em uma condição que não é adequada, com carregador que não é original e em más condições, você traz para si um perigo adicional que pode levar a um risco fatal. Também é importante lembrar que o hábito de deixar o celular carregando durante a noite também não é recomendado. Isso pelo risco, mas também por uma degradação da bateria”, finalizou.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook