Estado emocional pode alterar o funcionamento do intestino, diz especialista
22/08/2022 08h15Fonte Portal ClubeNews
Imagem: Freepik
Na correria do dia a dia, o ser humano é condicionado a vários eventos que podem alterar o seu estado emocional, levando, assim, a alterações no funcionamento do intestino. Se sentir triste e ansioso, por exemplo, pode causar problemas de saúde como azia e prisão de ventre, é o que explica o médico psiquiatra Vicente Gomes.
Vicente Gomes esclarece que o intestino possui um sistema nervoso próprio que se comunica, utilizando ramificações, com o cérebro; por isso, a ligação com o estado emocional.
“Quando a pessoa está um pouco nervosa, ansiosa, ela tende a ter o intestino preso ou solto, ter um pouquinho de azia. Essa relação já existe. Hoje, a gente sabe que há uma via de mão dupla entre cérebro, mente e intestino”, disse.
Estresse, irritabilidade, ansiedade e a depressão podem modificar a chamada microbiota, que se refere a um conjunto de microrganismos – vírus, bactérias, fungos etc. – que ficam no intestino. Ela é responsável por manter a integridade da mucosa e controlar a proliferação de bactérias patogênicas, essas são consideradas perigosas.
Gastro
O psiquiatra Vicente Gomes destacou que, antes de qualquer diagnóstico relacionado à saúde mental, é importante que a pessoa que esteja passando por algum desconforto estomacal seja acompanhada por um médico gastroenterologista. Ele ainda reforça a importância de realizar exames e, se necessário, tratamentos específicos.
“Se a coisa persistir, tiver um fundo emocional, a pessoa está um pouco irritada, nervosa, ansiosa, não está conseguindo lidar com alguma coisa do dia a dia, aí sim, se persistir após avaliação do especialista na área, deve-se procurar um especialista na área de saúde mental”.
Além disso, uma alimentação saudável – rica, especialmente, em fibras -, prática de exercícios e uma boa qualidade do sono são fatores que podem ajudar não somente no estado emocional, como no funcionamento do intestino. O médico comenta, também, que hábitos como esses devem ser adotados antes mesmo de um diagnóstico realizado por um especialista em saúde mental.
Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews