Explosão e fumaça cinza são vistas no complexo nuclear de Fukushima

14/03/2011 00h00


Fonte G1

Imagem: AFPClique para ampliarFumaça de hidrogênio foi vista no reator número 3 de Fukushima.(Imagem:AFP)Fumaça de hidrogênio foi vista no reator número 3 de Fukushima.
A Agência de Segurança Industrial e Nuclear do Japão disse na manhã desta segunda-feira (14) - horário local do Japão; noite de domingo no Brasil) que uma explosão de hidrogênio ocorreu no reator número 3 de uma unidade de energia nuclear do complexo de Fukushima.

Conforme a agência de notícias Jiji, que citou como fonte a Tokyo Electric Power, dona da usina, a explosão não danificou o reator. A notícia da preservação do reator foi confirmada pelo governo.

Imagem: AFPImagem da rede NHK mostra edifício abalado por explosão (Imagem:AFP)Imagem da rede NHK mostra edifício abalado por explosão
De acordo com imagens exibidas pela imprensa local e a rede de notícias CNN, uma fumaça cinza é vista pelo ar na região do reator.

Desde o terremoto de sexta-feira, engenheiros japoneses estão trabalhando para evitar um desastre nuclear na usina, que foi gravemente danificada durante o terremoto de sexta-feira.

Na usina, localizada na costa nordeste a 200 quilômetros de Tóquio, técnicos estão injetando água do mar nos reatores nucleares para tentar controlar a temperatura, já que o superaquecimento pode provocar explosões e acidentes.

Imagem: Arte/G1Como funciona um reator nuclear de água leve(Imagem:Arte/G1)Como funciona um reator nuclear de água leve

Alerta mundial
A ameaça de um grande acidente nuclear no Japão trouxe à tona preocupações em outros países a respeito da segurança desse tipo de instalação.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel descreveu a crise no Japão com um momento decisivo para o mundo. Segundo ela, os padrões de segurança nas usinas nucleares alemãs serão revistos.

O discurso de Merkel foi feito após um protesto, na véspera, reunir dezenas de milhares de manifestantes, que criticavam o projeto do governo de ampliar o uso dos reatores nucleares do país.

Nos Estados Unidos, o senador Joe Lieberman afirmou que Washington precisa interromper desenvolvimento de usinas nucleares, até que as lições do que ocorreu no Japão sejam aprendidas.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral