Fernando de Noronha tem uma das maiores incidências de infectados
19/04/2020 09h56Fonte Meio Norte
Imagem: Reprodução
O aeroporto de Fernando de Noronha foi também a porta de entrada para o novo coronavírus. Com cerca de 3,3 mil habitantes, 26 pacientes tiveram o exame positivo para a doença, até o sábado (18). Proporcionalmente, o arquipélago é o local com uma das maiores incidências de casos confirmados da Covid-19. Por isso, a partir de segunda-feira (20), Fernando de Noronha está sob quarentena, decretada pelo governo do estado.De acordo com o superintende de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães, uma investigação indicou o aeroporto como foco da Covid-19.
“Nós podemos afirmar, com o inquérito epidemiológico, que a contaminação foi no aeroporto. Isso ocorreu no momento de entrada ou saída de algum turista. O fluxo no local era grande, num espaço concentrado. A contaminação está comprovada”, afirmou.
Os infectados, até o sábado (18), são 16 homens e dez mulheres, com idades entre 25 e 59 anos. Grande parte dos pacientes trabalha ou tem parentes no aeroporto.
“Eu acho que eu posso ter contraído a doença no meu trabalho, com o entra e sai de passageiros, moradores e turistas. Eu fiquei 22 dias em isolamento, tive medo que a doença se agravasse”, disse Andrade, que ficou isolado no alojamento da empresa e teve febre, dor de garganta e dor de cabeça.
O gerente operacional do aeroporto, Cláudio Alencar, de 36 anos, chefe de Andrade, também contraiu o coronavírus. Ele ainda está em isolamento domiciliar. Cláudio acha que se contaminou com a Covid-19 com o amigo do trabalho, mas teve a sorte de ser assintomático.
“Eu tive contato com Andrade, nós usávamos o mesmo carro, e apesar de tomar todos os cuidados, usando luvas e máscaras, houve uma falha. Como é um vírus de fácil disseminação, terminei sendo contaminado”, contou.