Gestantes e lactantes vão receber adicional do Bolsa FamÃlia
01/12/2011 07h15Fonte Portal da Clube
Com objetivo de amparar as mães e os bebês e elevar a renda familiar, as mulheres que estão grávidas e em fase de amamentação vão receber um adicional de R$ 32,00 dentro do programa bolsa família. A ampliação do benefício é uma iniciativa do governo federal, que atende hoje, em média, 13 milhões de famílias no país. A única exigência é que as gestantes façam o exame pré-natal.
O procedimento tomado para receber esse benefício é feito através do cruzamento de dados do programa de distribuição de renda com informações do Sistema de Saúde para identificar as gestantes e mulheres em fase de amamentação. A família com gestante irá receber nove parcelas mensais de R$ 32,00 e devem ser pagas quando a beneficiária é identificada como gestante no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, independentemente do estágio da gravidez.
Já o pagamento extra para as gestantes será concedido por 15 meses. As contempladas receberão o benefício durante nove meses e, após o nascimento do bebê, as mulheres terão direito a mais seis meses de repasse. Os seis meses serão contados a partir do registro da criança no cadastro único. A criança registrada também terá direito a um benefício variável extra, que não poderá ultrapassar o teto de cinco benefícios variáveis por família.
Para a permanência no programa é necessário que a mulher seja informada sobre a importância de iniciar o pré-natal, realizar a consulta do puerpério (após o nascimento) e vacinar as crianças menores de sete anos. Esse procedimento faz com que as mulheres se sintam estimuladas a darem início no pré-natal mais cedo e consigam ter uma vida com mais saúde.