Governador participa da Caminhada Um Minuto pela Vida
26/06/2011 20h03Fonte CCOM PI
A senhora Maria Feitosa começou o voluntariado na Fazenda da Paz, quando o filho iniciou seu tratamento na casa. Hoje, 10 anos depois, seu filho, Cícero José Feitosa, de 34 anos, está livre das drogas e tornou-se um dos coordenadores do local. Maria diz se sentir muito realizada e é por isso que ela continua sendo voluntária, para ajudar outros dependentes a deixar o mundo das drogas.
“Outras mães deveriam abraçar a causa, tornando-se voluntárias, pois um momento assim é muito difícil. Esses meninos precisam do apoio da família e eu digo sempre para eles que a maior luta é aqui fora, porque dentro da fazenda não tem drogas, mas nas ruas têm. Precisa existir uma grande força de vontade”, relata. Na manhã deste domingo (26), mãe e filho participaram da Caminhada Um Minuto pela Vida, que visa alertar a sociedade para o problema das drogas.
Em meio a tantas histórias de vida como essa, o governador Wilson Martins, acompanhado pela secretária Lilian Martins, participou desta caminhada que finaliza a programação da II Semana Municipal de Prevenção às Drogas. O governador destacou que, a exemplo da criação da Câmara de Enfrentamento ao Crack e a Outras Drogas, pelo Governo do Estado, cada um deve fazer a sua parte para enfrentar o problema. “A ideia é mobilizar a população e criar uma grande rede, onde estejam envolvidos os segmentos da educação, da saúde, da justiça, da ação social, da juventude, do esporte, do lazer, da cultura, e que possa englobar todos os poderes e a sociedade organizada como um todo”.
Cerca de 3 mil pessoas caminharam e cantaram, embaladas pela banda Restauração, formada por internos da própria Fazenda da Paz, que atualmente tem quase 200 atendidos. A concentração foi na Avenida Frei Serafim, a altura do prédio da Delegacia Regional do Trabalho, seguindo até a Assembleia Legislativa, na Avenida Marechal Castelo Branco.
A II Semana de Prevenção às Drogas, que teve início no último dia 20 de junho, é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina e é patrocinada pelo Governo do Estado do Piauí. O objetivo é sensibilizar os jovens, além de estimular a criação de Políticas Públicas voltadas para a prevenção do uso de drogas e promoção de saúde da juventude. O evento foi incluído no Calendário Oficial da cidade, através da Lei 4.042, de 13 de Setembro de 2010.
Internacional do Combate às Drogas e nós estamos encerrando uma semana dedicada a essa questão. Foi um período de discussões, oficinas, palestras nas escolas, ou seja, envolvendo segmentos importantes da sociedade. Aqui estão mobilizados o Governo do Estado, a Prefeitura, a Fazenda da Paz e a sociedade, através de suas organizações”, disse o prefeito Elmano Férrer.
Remédios Carvalho é presidente da Associação Evangélica Piauiense e acredita que as organizações religiosas também podem ser um caminho para sair das drogas. “A igreja tem exemplo de ex-usuários de drogas, ex-traficantes e pessoas que já foram presas e que hoje estão na igreja servindo a Deus e ajudando outras pessoas, com um trabalho voluntário”. Remédios Carvalho afirma que o governo não é o principal responsável pelo problema com as drogas e que este já está fazendo seu trabalho. “Não creio que a culpa é do governo, porque, por mais que o governo queira ajudar, se a pessoa não quiser ela não sai”.
Enquanto distribuía panfletos com o tema Jesus Sim, Drogas Não!, Remédios fez questão de informar que os mesmos foram patrocinados pela secretária Lilian Martins. “Ajudei como pessoa física e não como secretária ou deputada. Um amigo que faz parte da igreja me solicitou isso para que seu grupo participasse de uma marcha em Belém do Pará. O que qualquer pessoa puder fazer para o bem da sociedade é bem vindo, independente de vida política. Fiz como cidadã e fico muito feliz”, revelou Lilian Martins.
O ciclista Carlos Henrique, 52 anos, faz parte do grupo Filhos do Sol, que também acompanhou a multidão. Acostumado com trilhas, conhecido por suas viagens utilizando a bicicleta, Carlos Henrique já tem quase 10 mil quilômetros percorridos por meio do ciclismo. Esse amante do esporte é mais um que acredita que atividades pararelas, como a prática esportiva, são os meios mais eficazes de tratar o problema. “Com os esportes e o esforço das autoridades dá para tirar esse povo das ruas e das drogas”.
O senador Wellington Dias, que marcou presença na concentração, falou da importância de trabalhar a prevenção, o tratamento, o acolhimento e a reinserção social dos dependentes. “É um problema que já atinge cerca de 18 milhões de brasileiros e precisamos cuidar disso. Fico feliz em ver o Piauí sempre presente, aliás acho que esse é o lugar que mais teve marchas nos últimos anos. É esse despertar que faz a mudança”, declarou.
De cima do trio elétrico, Célio Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz, apresentou alguns dos “vencedores” no tratamento contra as drogas, dentre eles Cícero José, filho de dona Maria. “É maravilhoso ver Teresina se esforçando e mostrando que o bom é maior que o ruim. E o ruim, no caso, é o crack. Não vamos deixar a droga entrar na nossa vida”, disse o ex-interno, arrancando aplausos de todos os presentes.