Hoje é Dia de Santos Reis - Tem reisado em Floriano
06/01/2011 14h25A folia de Santos Reis ou reisado, ou simplesmente folia de reis, é um folguedo popular tradicional. O termo folguedo é aqui tomado no sentido de uma representação teatral, cênica: o auto popular, o teatro do povo. O primeiro auto de que se tem notícia é o Auto de los Reys Magos, possivelmente no fim do século XI ou XII, escrito na Espanha onde, durante a Idade Média, surgiram as obras dramáticas de fundo religioso. Todo folguedo popular tradicional é de fundo religioso.
A folia de Santos Reis é um ato religioso, sagrado e, ao mesmo tempo, folclórico, porque não é oficial da Igreja, não faz parte de sua liturgia. É a história oficial da Igreja contada à luz da cultura popular tradicional. A folia de reis chegou ao Brasil com os portugueses na era colonial. Aqui, espalhou-se por todas as regiões brasileiras. Também ocorre nos pequenos povoados, como nas grandes cidades.
A folia de reis conta a história da viagem dos Reis Magos à gruta de Belém. Segundo a tradição católica, os magos eram três: Belchior ou Melchior, rei da Núbia, Arábia, levou, como presente, ouro; Baltazar, Senhor da Etiópia, negro africano, levou incenso; e Gaspar, rei de Tarso, o mais moço, levou a mirra. Como os magos, a folia vai, de casa em casa, adorar o Menino Deus no presépio ou lapinha. A folia leva à frente a bandeira, o símbolo do sagrado, um ícone da natividade ou dos três reis. A folia de reis, como fato folclórico, não é homogênea. Varia de região para região. É, porém, homogênea quanto à estrutura devocional. Mais comumente a folia é chamada "reis de caixa", onde a caixa é o instrumento principal.
Há regiões em que a folia tem seu uniforme. Os instrumentos são: caixa, viola, violão, cavaquinho, pandeiro, rabeca, bandolim e sanfona, variando, contudo, de região para região. Os cantos são: de chegada, de saudação à lapinha e de despedida. O canto é tirado em solo pelo folião-guia, ou capitão, ou embaixador, ou ainda folião-mestre. Os outros foliões respondem em coro, não faltando a requinta, em um agudo bem prolongado. A folia é um grupo precatório. Pede esmola para a festa do dia 6 de janeiro. Recebida a esmola, os foliões agradecem com danças e versos aos donos da casa. A dança não é obrigatória. Há muitas folias, nas quais não há dança. Geralmente os donos da casa oferecem pinga da boa, café com biscoito ou até jantar.
É comum encontrar na folia os mascarados, uma das características do Reisado piauiense, sobre os quais existem várias interpretações simbólicas. Podem ser espias de Herodes, ou os próprios magos disfarçados. Os mascarados são chamados, também, palhaços, malungos, bastião e catirinas ou pastorinhos. É a parte lúdica da folia.
Imagem: Reprodução - Meio NorteReisado no Piauí
Em Floriano a festa de Santos Reis acontece no bairro Manguinha na casa de dona Francisca. Todos os anos ela faz a festa religiosa com suas amigas, o grupo de chma as Pastorinhas.
Imagem: redaçãoAltar na Casa de Dona Francisca - Novena em Homenagem ao Três Reis Magos
Os Casais do Grupo de Encontristas da Igreja Católica também realizam o reisado na cidade. Mas a festa maior do Reisado em Floriano é nas comunidades rurais. Hoje, dia 06 de Janeiro tem festa na Comunidade Alegre e Cabaceiro.