Mulheres vão decidir eleição e 38 mil piauienses podem votar pela 1ª vez neste domingo
15/11/2020 09h57Fonte Cidade Verde
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Uma eleição atípica em plena pandemia, mas com um legado feminino. No domingo (15), o voto das mulheres será decisivo para o pleito. Dos 2,4 milhões de eleitores no Piauí, 51,7% são do sexo feminino e 48,3% são masculinos. Aproximadamente 75 mil jovens piauienses com idade entre 18, 16 e 17 anos estão aptos a votar. Desse total, 38 mil adolescentes vão estar de frente com a urna pela primeira vez. O dado faz parte da estatística divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traça o perfil de eleitores e candidatos de estados e municípios brasileiros.
Dos novos eleitores que devem ir às urnas no Piauí, 12.779 tem 16 anos e 25.270 tem 17 anos. Nesta faixa etária, o voto é facultativo, de acordo com a legislação eleitoral.
Já os idosos acima de 70 anos, outra faixa etária em que o voto é facultativo, representam 8,14% do eleitorado piauiense. De acordo com as estatísticas do TSE, são 199 mil piauienses acima de 70 anos aptos a votar.
Por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19, os idosos ganharam esse ano um horário preferencial para votação. Entre 7h e 10h da manhã eles têm prioridade nas sessões eleitorais.
A Justiça Eleitoral reforça que o horário, apesar de preferencial, não é exclusivo para idosos. Eleitores de outras faixas etárias que estiverem nas filas também conseguirão votar, respeitando a prioridade.
A maior parte dos eleitores do Piauí tem idade entre 30 e 39 anos. A faixa etária representa 22% do eleitorado, de acordo com o TSE.
Do total de eleitores do Piauí, pouco mais de 14 mil possuem algum tipo de deficiência, as mais comuns são a de locomoção, visual e auditiva.
O Piauí tem 3.499 locais de votação, em 82 zonas eleitorais.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook