Onda de calor intensa e tempestades ameaçam diversas regiões do Brasil; veja quais
19/11/2023 11h53Fonte Meio Norte
Imagem: David Mullins no UnsplashOnda de calor intensa e tempestades ameaçam diversas regiões do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu outro alerta de onda de calor para o Brasil neste domingo (19). O mapa de risco destaca em vermelho intenso as áreas sob a classificação de "grande perigo". O aviso que iniciou às 00h e segue até as 23:59 de hoje (19), irá afetar seis estados e o Distrito Federal.
VEJA QUAIS SÃO AFETADOS POR ONDA DE CALOR:
- Rondônia
- Mato Grosso
- Goiás
- Distrito Federal
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
PERIGO POTENCIAL PARA TEMPESTADES:
- Distrito Federal
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Goiás
- Santa Catarina
- Tocantins
Imagem: Reprodução INMETOnda de Calor
Conforme o INMET, entre este domingo e segunda-feira (20), a previsão aponta para a presença de grandes volumes de chuva em várias regiões, incluindo São Paulo (Centro-Norte, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul), Minas Gerais (Zona da Mata) e no Rio de Janeiro.
PERIGO POTENCIAL PARA CHUVAS INTENSAS:
- Amazonas
- Maranhão
- Minas Gerais
- Bahia
- Pará
- Roraima
- Goiás
- Piauí
- Tocantins
Cientistas preveem uma intensificação dos extremos climáticos no Brasil, à medida que o fenômeno El Niño se encaminha para o ápice de sua atividade em dezembro. Essa informação foi divulgada durante o evento "Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024", realizado na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro (RJ). Com informações da ABC Clima.
A seca na Amazônia foi apresentada como uma das principais preocupações da comunidade de pesquisadores, tendo em vista que há um prognóstico de aprofundamento desse fenômeno. Os especialistas também antecipam um aumento das temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste e chuvas intensas no Sul. O Nordeste, por sua vez, enfrenta a previsão que já era certa desde o ano passado de uma estiagem severa nos primeiros meses de 2024.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook