Persona: como atingir o cliente certo
20/04/2019 11h04Fonte Gear Seo
Imagem: Gear Seo
Um dos maiores desafios de qualquer empresa é saber se comunicar com seus clientes e conseguir, cada vez mais, novas oportunidades. Por esse motivo, a forma de se relacionar com o público-alvo também está inovando e nos últimos tempo, um novo termo tem sido muito utilizado: a persona.
Se antes era necessário conhecer o seu público alvo, hoje, esse tipo de estratégia já não é 100% garantida. Sendo assim, se você tem algum empreendimento e deseja falar de forma adequada com o seu cliente, conheça agora um pouco melhor sobre a persona.
O que é persona?
Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre o que é SEO, certo? Uma das vertentes da estratégia de Search Engine Optimization é a produção de um conteúdo específico, visando um melhor posicionamento nos mecanismo de busca, com o objetivo de atrair mais leads.
Por esse motivo, antes de produzir qualquer conteúdo, as agências especializadas em SEO desenvolvem o que chamamos de persona. Diferentemente do público-alvo, a persona é uma perfil mais específico do cliente, para atraí-lo de forma mais amigável e eficaz.
Enquanto o público alvo é mais amplo, a persona é mais objetiva. Veja só:
? Público-alvo: homens e mulheres que desejam perder peso, de 30 a 35 anos, que moram no centro de grandes cidades.
Seriam exemplos de persona:
? Marcos, 32 anos, advogado, não costuma praticar exercícios físicos e deseja emagrecer. Casado, 2 filhos,
? Maria Eduarda, 34 anos, arquiteta. 1 filha de 1 ano de idade. Deseja perder peso para ter mais uma gestação saudável.
Por que criar a persona?
Como podemos ver acima, dentro de um mesmo público-alvo, é possível existir diversas personas e, por isso, a linguagem que é utilizada nem sempre é amigável para todos. A criação da persona é uma das maneiras mais fáceis de ser resolver esse problema.
Além disso, com a criação da persona, é muito mais fácil produzir um conteúdo específico, que responda às dúvidas de cada usuário usuário. Sabendo para quem você está crescendo, a possibilidade de conversão também é maior, resultando em mais lucros e resultados positivos para a empresa.
Como definir a persona?
Para criar a persona do seu cliente, é necessário ter bem definido os objetivos da empresa. Após isso, é analisado o perfil de cada consumidor, seu estilo de vida e rotina.
Tendo esses pontos como base, já é possível analisar e definir como será o cliente alvo da marca. São fatores básicos para a criação da persona:
- Idade;
- Estado civil;
- Situação financeira;
- Nível de instrução;
- Região onde mora;
- Área de atuação;
- Como se descrevem,
- Gostos e preferências.
Após isso, outros fatores também são analisados para criar a persona. É muito importante lembrar que não deve ser criada apenas uma persona, já que em um público-alvo, pode haver inúmeros perfis.
Também é muito importante analisar o que chamamos de mapa de empatia, sendo os principais fatores:
- O que a pessoa sente;
- Quem a pessoa ouve;
- O que a pessoa fala;
- O que a pessoa vê,
- O que a pessoa pensa.
Vantagens da criação da persona
Quantas vezes você realizou alguma pesquisa, clicou no primeiro resultado e segundos depois percebeu que o conteúdo mostrado não respondia as suas dúvidas? Isso é muito comum acontecer e para os algoritmos do Google, isso prejudica, e muito, qualquer site.
Criando um texto mais amigável, com uma linguagem específica, focado em dúvidas reais, a chance do usuário permanecer mais tempo na página é muito maior. Esse fator gera credibilidade para o seu site, sendo mais um dos fatores para o melhor posicionamento dos mecanismos de buscas.
E, claro, com um bom rankeamento, a chance do seu negócio ter mais lucros é muito maior!