Primeira mulher inscrita na modalidade UTV, paraense promete acelerar no Piauà Rally Cup
21/10/2022 14h30
Imagem: ReproduçãoMelissa Matsunaga
Faltam poucos dias para a abertura do Piauí Rally Cup, rali de velocidade que será realizado em Teresina, Piauí, nos próximos dias 04 e 05 de novembro, com a participação de pilotos de UTV, quadriciclo, moto e carro 4x4. A competição está atraindo a presença de competidores de vários estados, apaixonados por velocidade e ralis estilo baja. É o caso de Melissa Matsunaga, piloto de competição de Belém, Pará, que já garantiu sua vaga na categoria UTV Turbo Start. Ela que já disputava ralis em carros 4x2, este ano resolveu entrar para a disputa nos UTVs e quer completar a prova no dia 05 de novembro, que acontecerá na na Fazenda Meruoca, zona rural da capital.
A empresária do ramo de representação comercial é pura ansiedade, embora tenha apenas quatro anos competindo em ralis de velocidade, ela é habituada a esse esporte desde criança, quando já acompanhava o pai piloto de rali, Jânio Matsunaga. “Meu pai já é piloto há bastante tempo e desde criança me levava para participar de expedições, passeios e ralis. Oficialmente comecei a pilotar em 2018, em carro 4x2 preparado para competições em circuitos fechados. Corri em um modelo Gol. Aqui no Pará fazemos competições em palio, gol, carros preparados com toda segurança necessária”.
No início deste ano, a família adquiriu um UTV e participou do Rally Cerapió. “Eu pilotando e meu pai navegando. E desde então venho participando de bajas e ralis no Maranhão e no Pará. E esse ano, participei da etapa Norte do Rally dos Sertões, eu pilotando e meu pai navegando, não tive uma colocação de destaque, mas foi muito divertido e conhecer pilotos mais experientes foi incrível”, disse.
Imagem: ReproduçãoMelissa Matsunaga
Melissa, que já disputou ralis importantes, como o Cerapió e Sertões, também já disputou o Rally do Sol, no Pará, e quer desbravar muito mais competições. Como em seu Estado não tem competição de UTV com frequência, ela fica de olho nos calendários do Maranhão, Ceará e Piauí. Foi assim que ela descobriu o Piauí Rally Cup. A escolha do UTV foi uma forma da família Matsunaga experimentar um outro tipo de veículo para encarar o que mais gosta de fazer, disputar e curtir provas de velocidade, onde vencem os competidores que terminarem o percurso no menor tempo.
A paraense já tem até equipe de apoio, com assessor e mecânico, a Equipe Johny Racing, de Fortaleza, Ceará. O modelo do veículo é um Can-an Maverick X3 2018 e a categoria a Turbo Start é para os pilotos iniciantes. “É um Baja em um terreno desconhecido de mais de 50 quilômetros. O objetivo, diante de competir com muita gente com mais experiência que eu, é adquirir conhecimento técnico na pilotagem”, disse a jovem piloto.
As outras categorias da modalidade são a UTV Aspirado até 1000c e UTV PRO. As inscrições estão abertas no site www.agendaoffroad.com.br. A programação do Piauí Rally Cup começa no dia 04 de novembro, sexta-feira, na concessionária Velho Monge Powersports, na Av. Raul Lopes, zona leste de Teresina, com abertura dos trabalhos de secretaria de prova, às 16 horas, e briefing, a partir das 18h20. No sábado (05), a velocidade, o ronco dos motores e as emoções acontecem na Fazenda Meruoca, na Usina COMVAP, com vistoria e parque fechado, a partir das 8 horas. A partir das 9 horas um prólogo de 03 km, a partir das 9 horas, e às 10 horas, largada da 1ª bateria para os competidores. Serão duas baterias de 53 km de percurso cada. Às 16 horas, premiação.
Imagem: ReproduçãoPiauí Rally Cup será realizado em Teresina
O Piauí Rally Cup tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, BF Goodrich, Velho Monge e BRP. Apoio: Grupo Olho D’Água e NUTS. A promoção é da Prime Eventos; coprodução da X-Brasil, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e Federação de Automobilismo do Piauí. As inscrições estão abertas pelo site www.agendaoffroad.com.br.
Acesse a página no Instagram: @piauirallycup e no Youtube: Rally Piauí Cup.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook