Sem tempo para atualizar urna, eleitores em cidade do PI poderão votar em candidato que morreu

13/11/2020 18h27


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
A foto do candidato à reeleição a prefeito de São Braz do Piauí, Nilton Pereira Cardoso (MDB), vai aparecer nas urnas no primeiro turno das eleições deste domingo (15). Ele morreu(Imagem:Reprodução)
A foto do candidato à reeleição a prefeito de São Braz do Piauí, Nilton Pereira Cardoso (MDB), vai aparecer nas urnas no primeiro turno das eleições deste domingo (15). Ele morreu na quinta-feira (5) vítima de Covid-19.

Sem tempo para atualizar os dados nas urnas eletrônicas, os eleitores poderão votar no candidato falecido. Ao G1, o Cartório da 95ª Zona Eleitoral explicou que a audiência de inseminação de urnas ocorreu no dia 4 de novembro, um dia antes da morte do prefeito.

"Então, nas urnas consta ainda a foto do candidato Nilton Pereira Cardoso. A foto e o nome da candidata substituta não vão aparecer nas urnas", informou o Cartório Eleitoral.

Diante da morte do candidato, o partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançou a candidatura da filha do prefeito falecido, Deborah Cardoso. No entanto, o pedido consta como pendente de julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Cartório Eleitoral, "se o pedido da candidatura for deferido ou permanecer pendente de julgamento, os votos atribuídos ao candidato Nilton serão contabilizados em nome da substituta".

Outros dois candidatos disputam o cargo de prefeito em São Braz do Piauí, que continua desocupado desde a morte de Nilton Cardoso. A Câmara Municipal deu o prazo de 10 dias para o vice-prefeito assumir a prefeitura.


Tópicos: prefeito, candidato, urnas