Só 39% das crianças foram imunizadas contra a paralisia, alerta Amariles Borba
20/11/2020 18h11Fonte cidade verde
Imagem: Divulgação
A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, voltou a fazer um forte apelo para que pais ou responsáveis levem crianças que estão na faixa etária de 12 meses a 5 anos para se vacinarem contra a poliomielite, a paralisia infantil.De acordo com dados da FMS, em Teresina apenas 39,26% desse público-alvo foi imunizado. A campanha foi novamente prorrogada e agora segue até o dia 30 de novembro. A criança deve ser levada a qualquer uma das 68 salas de vacina da capital.
O Ministério da Saúde explica que a poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Aquelas pessoas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.
"Se você não quer ver seu filho, seu afilhado, o seu ente querido paralítico em cima de uma cama ou morto e sepultado em um cemitério faça as duas gotinhas da poliomielite porque assim você está livrando não só ele de ter paralisia, como o os outros também. Eu acho que as pessoas como não vêem mais sarampo, coqueluche, meningite, não vê polio e acham que não existe mais. Essa doença continuam existindo , só que nosso corpo está preparado para se defender através das vacinas ", alerta Amariles Borba.
A meta da FMS é vacina 49.474 crianças, mas até agora foram vacinadas 19.423. A diretora de Vigilância em Saúde ressalta que as salas de vacina estão em Unidade Básicas de Saúde que não atendem casos de síndromes gripais para evitar contágio do coronavírus.
Amariles defende que é importante que o calendário nacional de imunização seja cumprido para proteger a vida de crianças e adolescentes e evitar a "volta" de doenças graves. Recentemente a rede de saúde em Teresina passou a oferecer a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana. É destinada aos adolescentes na faixa etária entre 11 e menores de 13 anos.
"Precisamos ter uma atitude positiva de cumprir o calendário. O calendário nacional de imunização está muito baixo, menos de 50%. Isso é um perigo de voltar as doenças graves. No mês de outubro disponibilizamos uma vacina contra quatro tipos de meningite AWCY. É uma vacina fabricada com alta tecnologia e não tem efeito adversos. Nós precisamos proteger nossos adolescentes porque bactéria meningocócica habita nossa nasofaringe e a pessoa está aí, assintomática, e de repente pode se reproduzir, provocar doença meningocócica e pode matar entre 24 a 48horas. Tenho visto isso acontecer em Teresina e a gente vê na bibliografia internacional acontecer isso com frequência", ressalta.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook