Tradições para o Ano Novo: confira quais simpatias têm origens afro e indÃgenas
31/12/2023 12h50Fonte Com informações do Terra Nós
A mistura de culturas e tradições transformou as comemorações de Ano Novo no Brasil em algo único. Pular 7 ondas e usar roupas branca são rituais comuns entre brasileiros e têm origens nas religiões de matriz africanas, por exemplo.Sete ondas: uma das tradições mais populares dos brasileiros, pular as sete ondas, é uma herança de religiões africanas e tem a benção do orixá Iemanjá, a Rainha dos Mares.
Imagem: ReproduçãoPular sete ondas
Versão Adaptada: quem não está próximo à praia pode pular três vezes com o pé-direito enquanto segura uma taça de champanhe. Após, é preciso jogar a bebida por cima do ombro.
Número 7: Representa o orixá Exu e tem relação com as Sete Linhas de Umbanda, que representam os diferentes tipos de irradiação dos orixás.
Imagem: DivulgaçãoColar de contas da umbanda.
Oferendas a Iemanjá: nas cidades litorâneas, as pessoas presenteiam para pedir proteção e paz. As oferendas vão de espelhos a rosas-brancas.
Roupas-brancas: o hábito, difundido nas religiões de matriz africana, serve para buscar purificação e proteção para o ano seguinte.
Imagem: DivulgaçãoPessoas usando roupas-brancas na virada de ano.
Velas na areia: acender velas na areia e fazer pedidos de agradecimentos também é um costume com origens nas religiões de matriz africana
Imagem: DivulgaçãoVelas na areia
Defumar a casa: acender incenso, tabaco e/ou ervas aromáticas para limpar o ambiente e afastar as energias é uma herança do sincretismo religioso.
Imagem: DivulgaçãoDefumar a casa
Banhos energéticos: purificação com ervas e folhas são inspirados nos rituais dos povos indígenas e sua grande sabedoria milenar.
Imagem: DivulgaçãoBanhos energéticos
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook