167 municÃpios piauienses conquistam selo ambiental e garantem mais repasses de recursos do estado
15/12/2022 08h59Fonte G1 PI
Imagem: Glayson Costa/G1Distribuição de mudas de plantas nativas e frutíferas em Teresina.
O resultado do Selo Ambiental 2022 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) foi divulgado no Diário Oficial de segunda-feira (12). Ao todo, 167 municípios piauienses conseguiram a certificação e, com isso, garantiram mais repasses de recursos arrecadados com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado.
O Selo Ambiental 2022 é uma iniciativa da Semar para promoção de ações ambientais nos municípios. A classificação é dividida em três (A, B ou C), de acordo com o atendimento de até pelo menos seis dos nove critérios estabelecidos pelo órgão no edital:
Gerenciamento de resíduos sólidos; educação ambiental; redução do índice de desmatamento; redução do risco de queimadas e conservação de recursos ambientais; proteção de mananciais de abastecimento público; identificação de fontes de poluição; controle de edificações irregulares; unidades de conservação ambiental e legislação sobre a política municipal de meio ambiente.
Municípios que adquirirem pelo menos seis critérios recebem o selo A; aqueles que adquirirem pelo menos quatro recebem o B; e, por fim, aqueles que atenderam a pelo menos três critérios recebem o C. 192 cidades se inscreveram no edital para receber a certificação.
Dessas, apenas 167 foram consideradas habilitáveis e elegíveis. 70 receberam o selo A, 82 receberam o B e 15 receberam o C. Veja abaixo as cidades contempladas e as classificações:
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução Município que receberam Selo Ambiental 2022 da Semar
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews