1ª mulher do Piauí a comandar navio mercante é condecorada em São Paulo

02/12/2018 10h38


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Arquivo Pessoal A divulgação oficial dos líderes do Brasil em 2018 ocorre em dezembro.(Imagem:Arquivo Pessoal) A divulgação oficial dos líderes do Brasil em 2018 ocorre em dezembro.

A primeira mulher piauiense a navegar em quatro dos sete mares, comandando um navio mercante foi condecorada pela Associação Brasileira de Líderes como uma das 50 personalidades do Brasil em 2018. A capitã Giovana da Silva Almeida de Morais é oficial da Marinha Mercante e trabalha na Transpetro, empresa do sistema Petrobras, transportando petróleo para diversos países.

Teresinense, a capitã Giovana ingressou na Marinha após ser aprovada em concurso público para a área e se formar na Escola de Formação de Oficiais no Pará, em 1998. Ela conta que é uma oportunidade de emprego, embora não seja muito divulgado no Piauí.

"Até hoje o concurso é de nível médio, com a idade de 18 até 23 anos. São duas escolas no país, uma no Pará e outra no Rio de Janeiro. É uma bela carreira e uma ótima oportunidade de emprego", afirmou a capitã Giovana. Do Piauí, além de Giovana há mais dois comandantes homens na ativa.

Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarGiovana da Silva Almeida de Morais(Imagem:Arquivo Pessoal)

Sobre a comenda, ela disse que ficou muito feliz, porque representa o reconhecimento de 20 anos dedicados à Marinha Mercante, que é um outro segmento da Marinha, já que também existe a de Guerra.

"Somos responsáveis pelo transporte de pessoas e produtos pelos oceanos. É uma responsabilidade muito grande, porque no meu caso, ainda tenho que ter cuidado com o Meio Ambiente, em relação ao petróleo que transporto. Já enfrentei mares bravos, icebergues, sempre atendendo os procedimentos de segurança. Também temos situações com os tripulantes que adoecem ou perdem parentes, com a carga e descarga dos produtos. Temos sempre que prezar pela segurança da vida no mar e do meio ambiente",
relata Giovana, que já recebeu várias premiações dentro da corporação ao longo dos anos, que antes de ser oficial da Marinha cursou um ano de Enfermagem e dois anos e meio de Biologia na Universidade Federal do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: marinha, oficial, giovana