29 municÃpios do Piauà iniciam vacinação contra Covid de crianças de 3 e 4 anos
11/08/2022 09h06Fonte G1 PI
Imagem: Rodrigo Nagafuti/Arquivo SecomCrianças recebendo a vacina da Covid-19.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, até a manhã desta quarta-feira (10), 29 municípios do estado iniciaram a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 (confira quais os municípios ao fim da reportagem).
A aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 13 de julho deste ano. O imunizante é o mesmo utilizado em adultos, sem adaptação de versão pediátrica.
Em Teresina, a vacinação da faixa etária ainda não teve início. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Gilberto Albuquerque, a capital aguarda a chegada de novas doses de vacina, que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde.
“Já fizemos treinamento, preparamos a equipe, tem tudo pronto. Mas não tem a vacina. No início, só tinha Coronavac e ninguém queria. Depois de muitos ‘anos’, vimos que a Coronavac é tão eficiente quanto as outras e não tem efeito colateral. Aí todo mundo passou a querer e acabou o estoque”, afirmou o presidente.
“A produção é chinesa e preparada aqui, o Governo não havia comprado porque ninguém queria mais. Recebi ligação de Rondônia oferecendo, mas ninguém queria. Venceu porque ninguém queria. Ninguém imaginou que iria vir a opção de criança”, acrescentou Gilberto.
Apesar de não existir previsão para o início da imunização na capital, muitos pais se preparam para levar os filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) assim que as doses forem liberadas.
“Quando anunciaram a vacinação pra adulto, já sabíamos que iria demorar pra chegar nele. Pensamos em nos proteger para assim ele ficar protegido. E ficamos esperando com ansiedade, acompanhando as notícias e, até então, esperando ele completar 5 anos para poder vacinar. Quando anunciou que estava liberada a partir de 3, já queríamos correr pra sala de vacinação”, contou Mayra Monteiro, mamãe do Miguel José, de 4 anos.
“Ainda não entendo o motivo de tanta demora. Miguel já está com o cronograma de vacinação infantil completo, não atrasou nem deixou de tomar uma única vacina que o SUS proporciona. Eu sinceramente não entendo como tem pais que preferem adiar a vacinação ou mesmo não vacinar os filhos. Como alguém pode deixar de fazer algo que comprovadamente vai proteger o filho de doença?”, questionou a mãe, Mayra Monteiro.
Ao g1, a cirurgiã-dentista Joanna Evaristo revelou que sentiu alívio ao saber que a filha de 3 anos poderá ser vacinada em breve. Ela, que já recebeu as quatro doses de vacina, ressalta que, desde o início da pandemia, a família segue as orientações de combate à doença.
“Sempre seguimos as recomendações e todos em casa estamos com todas as doses, menos minha filha. Estou esperando para poder vaciná-la! Nossos filhos são nosso bem mais precioso, presentes de Deus. Deus também nos deu a inteligência e a ciência para serem usadas como braços dele aqui no mundo. Então, sejamos sensatos e comprometidos com nossos filhos! Nosso dever é protegê-los e a vacinação é uma forma de darmos proteção a eles”, disse Joanna.
Municípios piauienses que iniciaram vacinação de crianças de 3 e 4 anos
- São Raimundo Nonato
- Buriti dos Lopes
- Oeiras
- Bom Jesus
- Caraúbas do Piauí
- Jaicós
- Hugo Napoleão
- Anísio de Abreu
- Matias Olímpio
- Coronel José Dias
- Dom Inocêncio
- São João da Serra
- Cocal dos Alves
- Monsenhor Hipólito
- Currais
- Monte Alegre do Piauí
- Santo Antônio de Lisboa
- Bom Princípio do Piauí
- Luzilândia
- Domingos Mourão
- Bela Vista do Piauí
- Ilha Grande
- Isaías Coelho
- Ribeiro Gonçalves
- Porto
- Paulistana
- Vera Mendes
- Olho D"Água do Piauí
- São Félix do Piauí
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews