A sete dias das eleições, Piauí tem 186 candidatos indeferidos

26/09/2016 08h27


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)

Faltando apenas uma semana para as eleições 2016, 186 políticos tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral no Piauí. A ausência de requisito de registro é o motivo mais comum para o pedido de candidatura ter sido negado. Indeferimento pela coligação ou partido e ainda a Lei da Ficha Limpa fecham a conta em quase todos os casos.

Apesar desse resultado, grande parte dos políticos com seus registros negados (155) entraram com recurso pedindo reconsideração sobre sua situação. Esses ainda terão seus recursos julgados poelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

O sistema do Tribunal Superior Eleitoral aponta ainda que existem 14 candidatos no Piauí com seus registros ainda não julgados. Apesar da situação, esses políticos têm assegurada a sua participação na eleição. Isso ocorre porque existem prazos para a inclusão dos dados dos candidatos na urna eletrônica.

Em todo Piauí, um total de 10.194 pessoas protocolaram suas candidaturas, sendo que 154 renunciaram, 4 morreram, 186 foram indeferidos e 9.546 foram declarados aptos a participarem das eleições no estado.

Os quatro mortos são os então candidatos a prefeito e a vice de Pajeú do Piauí Juscelino Mesquita dos Reis e José Eduardo Gonzaga, que morreram em um grave acidente na PI-140 no dia 13 deste mês, o candidato a vice-prefeito de Prata do Piauí José Bezerra e o vereador de Esperantina Tote Aristides, assassinado no mês passado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui