Adufpi tem princípio de incêndio e parte do teto da UFPI desaba durante forte chuva

24/04/2025 10h39


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/ Ravi Marques TV Clube, respectivamenteADUFPI tem princípio de incêndio e parte do teto da UFPI desaba.(Imagem:Reprodução/ Ravi Marques TV Clube, respectivamente)ADUFPI tem princípio de incêndio e parte do teto da UFPI desaba.

Por causa da forte chuva, na noite de ontem (23), com raios e fortes ventos, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi) sofreu um princípio de incêndio. Já na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na mesma região em Teresina (PI), parte da estrutura metálica do teto do Espaço Rosa dos Ventos, área de convivência social e cultural, desabou devido à ventania. Ninguém foi ferido.

ADUFPI

Em nota, a ADUFPI declarou que não houve feridos com o princípio de incêndio; foi apenas danos estruturais. A associação disse também que a sede ficará fechada temporariamente.

“Em razão dos acontecimentos, será necessário manter a sede administrativa fechada nos próximos dias. Pedimos a colaboração e o entendimento de nossos associados neste momento delicado”, esclareceu em nota divulgada nas redes sociais.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, o incêndio aconteceu em uma sala de equipamentos eletrônicos. Houve perda total da sala.

UFPI
Imagem: Ravi Marques/ TV ClubeCine Teatro da UFPI(Imagem:Ravi Marques/ TV Clube)Cine Teatro da UFPI

No Espaço Rosa dos Ventos da UFPI também não houve feridos após o desabamento das estruturas metálicas do teto. O local recebe, anualmente, o Salão do Livro do Piauí (Salipi) e, semanalmente, a Feirinha Verde.

Segundo nota da UFPI, “a área afetada foi imediatamente isolada e está sendo submetida a uma avaliação técnica para identificar eventuais comprometimentos estruturais”.

A UFPI declarou também que as mudanças nas condições climáticas foi um “fator relevante” para o ocorrido.

“Destaca que, ao longo de mais de duas décadas, a cobertura do Espaço não apresentou danos dessa magnitude e frequência, o que reforça a influência das mudanças nas condições climáticas como fator relevante para tais eventos”, disse.
Imagem: Ravi Marques/ TV ClubeCine Teatro da UFPI(Imagem:Ravi Marques/ TV Clube)Cine Teatro da UFPI

Confira as notas da ADUFPI e UFPI na íntegra

ADUFPI

No início da noite desta quarta-feira, 23 de abril de 2025, devido a fortes chuvas e raios, um princípio de incêndio foi registrado na sede da ADUFPI, em Teresina. A ocorrência foi rapidamente detectada por funcionários do sindicato, que agiram com agilidade ao acionar o Corpo de Bombeiros.

O foco do incêndio foi contido sem que houvesse feridos, embora ainda seja necessário avaliar os danos estruturais. A direção da ADUFPI já está tomando as providências necessárias para apurar as causas do incidente e garantir a segurança de todos que frequentam o local, bem como para reparar os danos tanto na estrutura da sede quanto em relação à recuperação dos dados do sistema do sindicato.

Em razão dos acontecimentos, será necessário manter a sede administrativa fechada nos próximos dias. Pedimos a colaboração e o entendimento de nossos associados neste momento delicado. O sindicato continua acompanhando a situação com atenção, mantendo o compromisso com o bem-estar de toda a equipe e com a continuidade do trabalho em defesa da categoria docente. Assim que tivermos uma avaliação completa dos danos e do tempo necessário para os reparos, novas informações serão enviadas aos nossos associados.

Toda a diretoria da ADUFPI agradece o apoio que estamos recebendo de nossos funcionários e da comunidade em geral, e reafirma o compromisso de seguir firme, diante das adversidades, na defesa de nossa categoria e de nossa sede.

UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que, na tarde e noite desta quarta-feira, parte das telhas metálicas da cobertura do Espaço Rosa dos Ventos se desprendeu, especificamente na área em frente ao Cine Teatro. O incidente foi provocado por ventos fortes associados às intensas chuvas que atingiram Teresina.

Ressalta que a estrutura metálica de sustentação permanece íntegra e resistente. Ainda assim, por precaução, a área afetada foi imediatamente isolada e está sendo submetida a uma avaliação técnica para identificar eventuais comprometimentos estruturais e viabilizar as soluções adequadas.

Destaca que, ao longo de mais de duas décadas, a cobertura do Espaço não apresentou danos dessa magnitude e frequência, o que reforça a influência das mudanças nas condições climáticas como fator relevante para tais eventos.

A UFPI segue acompanhando a situação com prioridade e transparência, garantindo a segurança de toda a comunidade acadêmica.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: ufpi, universidade, adufpi