Agências Formadoras do Proinfantil no Piauí passam por avaliação

25/07/2011 13h36


Fonte CCOM PI

As três Agências Formadoras do Piauí, do Programa de Formação Inicial em Educação Infantil (Proinfantil), estão sendo avaliadas pela consultora da Unesco, Rosilene Silva da Costa, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC). A verificação documental das Agências acontece para que o MEC libere a Certificação dos professores cursistas.

O Proifantil tem como objetivo a formação básica dos professores da Educação Infantil, desenvolvido a partir da parceria entre municípios, Estado e Ministério na Educação. Destinado preferencialmente para professores sem habilitação mínima, que atuam na educação infantil da rede pública de ensino (incluindo as comunitárias, filantrópicas, confessionais conveniadas).

O programa é realizado na Modalidade Normal, com a finalidade de valorizar o magistério, oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor, contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos e elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes.

Podem participar os auxiliares de turma de educação infantil; professores com nível médio (antigo científico); professores com apenas ensino fundamental, seja completo ou incompleto. “No Piauí, 190 professores cursistas participam do Proinfantil, cuja Certificação está prevista para o mês de setembro”, informa Rosilene.

A análise da consultora será apresentada em dois relatórios. “Em um deles, será traçado o perfil dos analisados e, no outro, a análise da metodologia do trabalho pedagógico”, frisa.

O trabalho de análise foi realizado através de acompanhamento do programa e aplicando questionários entre cursistas, tutores e professores formadores do Piauí. A visita da consultora acontece nos municípios de Teresina (24/7), Floriano (25/7) e Parnaíba (26/7). “Este é o segundo grupo que se forma no Estado. As Secretarias Municipais de Educação já informaram a demanda de formação de mais professores através da adesão ao Programa”, declara Amparo Veloso, coordenadora Estadual do Proinfantil.

O Piauí está participando do Grupo III de Formação do Proinfantil, que teve início em julho de 2009. A previsão de término é para julho de 2011. Atualmente, acontece o processo de finalização do Módulo IV nas Três Agências Formadoras do Estado.

Finalidade da Agência Formadora do Proinfantil

A Agência Formadora (AGF) tem função administrativa e é de responsabilidade do Estado, sendo um núcleo de apoio pedagógico composto por nove profissionais, com um coordenador, um articulador pedagógico da educação infantil e sete professores formadores.

Cada equipe tem o horário dividido em plantão pedagógico. A AGF de Parnaíba atende aos municípios de Joaquim Pires, Caraúbas, Caxingó e Olho D’água, contando, atualmente, com 93 professores cursistas. A AGF de Floriano atende aos municípios de Canavieira e Manoel Emídio, são 17 professores cursistas.

Na AGF de Teresina são atendidos os municípios de Alto Longá, Beneditinos, José de Freitas e Nossa Senhora dos Remédios e atualmente conta com 93 professores cursistas.