Agente vendia celular por R$ 150 dentro de presÃdio no PiauÃ
29/06/2017 13h45Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliar
O delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), informou que um agente penitenciário foi preso em flagrante ao entrar no presídio com um aparelho celular. O equipamento era para entregar a um preso. A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Penitentes e prendeu três agentes penitenciários em Parnaíba, no litoral do Estado.
Segundo o delegado foi preso o agente José Maria Vieira Sobrinho, 45 anos, dentro do presídio de Parnaíba.
"Ele foi preso em flagrante ao entrar no presídio e iria receber R$ 150,00 do preso pelo celular. O agente seria conduzido coercitivamente, mas efetuamos a prisão em flagrante", contou Laércio Evangelista.
O secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, está em Parnaíba acompanhando a operação. Por telefone, ele informou que a operação tem também efeito pedagógico.
"O objetivo é cortar o elo entre agentes e traficantes e mostrar que existe essa ligação e que estamos monitorando", disse Fábio Abreu.
O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, informou que, durante as primeiras horas da Operação Penitentes, deflagrada nesta quinta-feira (29), dois agentes penitenciários foram presos suspeitos de facilitarem a entrada de drogas e aparelhos telefônicos na Penitenciária Mista de Parnaíba.
Nesta operação foram cumpridos dois mandados de prisão, três de busca e apreensão e uma condução coercitiva. Todos relacionados ao combate dos Crimes de Corrupção Ativa e Passiva.
“Essa investigação em relação aos agentes penitenciários durou quase um ano e visa, sobretudo, impedir que os agentes penitenciários facilitem a entrada de drogas, celulares e outros objetos na Penitenciária de Parnaíba. Nós já temos dois agentes presos, um conduzido e estamos buscando por novas informações”, comentou o delegado.
A ação é uma parceria da Polícia Civil do Estado, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) com a Secretaria Estadual de Segurança.
Tráfico de Drogas
Juntamente com a Penitentes, a Greco e a Secretaria Estadual de Segurança também deflagrou uma segunda operação que visa combater o tráfico de drogas e a comercialização de armas e munições durante o período de férias, no mês de julho, quando o número de visitações em Parnaíba - e cidades litorâneas na região - recebem grande fluxo de turistas.
Nesta operação estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Destes, cinco suspeitos de tráfico já foram presos e drogas e armas foram apreendidas.
A operação, coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, por meio da Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio, conta com o apoio das Delegacias de Luís Correia, Buriti do Lopes e Cocal.
Hoje, às 11 horas, em Parnaíba, será realizada uma entrevista coletiva, na Delegacia Regional. Estará presente o Secretário Fábio Abreu, delegado regional Eduardo Ferreira, delegados Eduardo Aquino, Laércio Evangelista e demais Delegados de Polícia que participaram das operações.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook