Agentes da Sefaz apreendem carga de cigarros de luxo no Litoral do Piauí

01/06/2015 11h50


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SefazCarga contrabandeada apreendida pelos agentes da Cofit.(Imagem:Divulgação/Sefaz)Carga contrabandeada apreendida pelos agentes da Cofit.

Agentes da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit) da Secretaria Estadual da Fazenda, apreenderam um caminhão com uma carga contrabandeada de cigarros de luxo. A apreensão ocorreu no fim de semana em uma estrada vicinal clandestina distante cerca de 15 km da cidade de Parnaíba, no litoral do estado.

De acordo com o agente Abraão Viana Filho, trata-se de uma quadrilha internacional especializada no contrabando de mercadorias. Segundo ele, o cigarro de luxo é fabricado no Paraguai e começou a circular no Piauí há seis meses. Os agentes vinham investigando a circulação do material com o apoio da Polícia Federal em Parnaíba.

"Nós já havíamos tentado interceptá-los nessa mesma estrada, mas não tivemos êxito porque eles sempre mandavam alguém de moto para verificar se tinha fiscalização. Dessa vez fomos até o local descaracterizados e logo o caminhão apareceu",
explicou Abraão Filho.

No momento da barreira, o motorista do caminhão não parou o veículo e foi perseguido pelos agentes. "Quando conseguimos ultrapassar o caminhão depois de persegui-lo, o condutor desceu e evadiu-se correndo pelo mato. Só apreendemos o veículo e a carga. Agora a prisão dele é de responsabilidade da polícia", falou.

No veículo foram encontrados diversos documentos, como notas fiscais de sal supostamente usadas para driblar a fiscalização e tabelas com preços da mercadoria. Um mapa da rota utilizada também foi encontrado pelos agentes. O caminhão foi levado para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e periciado. O veículo pertence a uma empresa de São Paulo.

Ainda de acordo com Abraão Filho, o material chega ao Brasil pelo porto de Santos e em seguida é levado para Fortaleza, no Ceará. Da capital cearense os produtos são distribuídos na região Nordeste do país.

"Esse material seria distribuído em várias cidades da região de Parnaíba. A Polícia Federal está investigando quem são os receptadores desse material e provavelmente nos próximos dias devem sair mandados de prisão",
contou.

O caminhão apreendido deverá ir a leilão e toda a carga será incinerada pela Polícia Federal. Segundo os agentes da Sefaz, além de atuar em outros países da América, a polícia suspeita que a quadrilha também tenha ramificações em várias estados do país.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui