Agentes descobrem túnel com 3 m de profundidade dentro de cela no PiauÃ
10/12/2015 09h07Agentes penitenciários abortaram mais uma tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, ao descobrirem na quarta-feira (9) um túnel de três metros de profundidade por 15 de comprimento. Os presos cortaram o degrau da cama e utilizavam a peça para camuflar o buraco.
Segundo Kleiton Holanda, vice-presidente Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o flagrante aconteceu durante vistoria na cela quatro do pavilhão B da unidade. Os servidores suspeitavam de um plano de fuga dos detentos, após ouvirem barulhos no pavilhão.
"Com os vergalhões retirados das paredes, os presos quebravam a parte de cimento e usavam os baldes de contenção de água para cavar o buraco. Eles aproveitaram a infiltração no banheiro para molhar a terra, que era escondida em trouxas de roupa para facilitar a remoção dentro do túnel", relatou.
Os agentes suspeitam que os 12 presos abrigados na cela começaram a cavar o buraco há um dia e planejavam a fuga na madrugada desta quinta-feira (10). O túnel faltava apenas 10 metros para chegar na parte externa do presídio.
"Caso os agentes não descobrissem o túnel, provavelmente aconteceria uma fuga em massa, já que existia no pavilhão 80 presos. Isto só comprova a estrutura precária do local, que abriga 405 presos e sua capacidade é para 144 pessoas. Somente este ano foram 15 fugas com 53 detentos foragidos e 50 tentativas abortadas", declarou.