Aluno do Piauà é ouro na Obmep e escola credenciada como pólo olÃmpico
10/07/2019 14h40Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Arquivo pessoalIgor Gabriel Oliveira da Silva
Um garoto de 13 anos está fazendo história no Piauí. Igor Gabriel Oliveira da Silva, estudante do 7º ano da Escola Municipal Juarez Tapety, em Oeiras, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em uma disputa com mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas em todo o país. O colégio conquistou mais duas medalhas de prata, quatro de bronze e 11 menções honrosas o que o credenciou como Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).
"No ano passado começamos um treinamento mais intenso na escola e já tivemos esse resultado. Está sendo algo fora do normal, histórico para a escola, para o município e para o estado. Outros alunos já foram medalhistas de ouro, mas é a primeira vez que isso acontece em uma escola no Sul do Piauí", disse Renato Martins, que é coordenador pedagógico e responsável pelo projeto de matemática.
Segundo ele, Igor Gabriel sempre foi um menino precoce e, desde cedo, demonstrava habilidade com a matemática.
"Ele é um menino precoce e inteligente. A gente fez um trabalho na escola e logo nos primeiros testes, superou a média", reitera o coordenador.
Imagem: Arquivo pessoal
Renato Martins diz que todos os alunos da escola participaram da 1ª fase da OBMEP e apenas 40 seguiram na competição. "Esses alunos tiveram quatro meses de treinamento intenso, assistindo aulas todos os sábados", acrescenta.
A Obmep 2018 registrou a participação de mais de 18 milhões de alunos na primeira fase, dos quais 952.782 foram classificados para a segunda etapa. Neste ano, foram concedidas 575 medalhas de ouro, sendo pelo menos 15 no Piauí.
A competição premia estudantes de escolas públicas em três categorias: nível um (6° e 7° anos do ensino fundamental), dois (8° e 9° anos) e três (ensino médio) com medalhas de ouro, prata e bronze.
A premiação da Obmep 2018 ocorreu na última segunda-feira (08), na Bahia.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook