Alunos e professores abandonam escola com medo da violência no Piauí

03/02/2016 08h16


Fonte G1 PI

O medo da violência está fazendo com que professores e estudantes abandonem uma escola pública estadual no loteamento Sete Estrelas, na Zona Sul de Teresina. O laboratório de informática da instituição já foi até arrombado e todos os computadores do local acabaram sendo levados pelos criminosos.

Os números da evasão de docentes e alunos nos últimos dois anos chamam atenção e preocupam tanto as autoridades como a própria comunidade. A Unidade Escolar Residencial Esplanada foi inaugurada em 2013 e contava com cerca de 500 alunos matriculados. Em 2015, apenas 12 estudantes concluíram o ano letivo no local.

“A diretora falou que os professores não queriam vir. Vários deles se apresentaram na escola, mas disseram que iriam voltar para a sede de origem, pois aqui era perigoso. É aquela coisa, o professor não vem, o aluno também não vai”,
disse o líder comunitário Francisco de Sousa.

Desde o arrombamento do laboratório, nenhum aparelho foi reposto e o local segue sem funcionar. O Ministério Público Estadual entrou no caso e afirma que os problemas estruturais também prejudicam o andamento das aulas. A promotora Leida Diniz quer uma audiência com a Secretaria da Educação (Seduc).

“Os pais de alunos, sentindo esse clima de hostilidade, estão matriculando seus filhos em outros bairros. Então há a necessidade do estado conceder a destinação legal da escola aos habitantes daquela região da Vila Irmã Dulce”,
declarou a promotora.

A diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc, Adriana Moura, confirmou que não haverá aula normal na escola neste semestre. Apesar da situação, ela garantiu que a Secretaria já firmou parceria com uma organização social que vai realizar atividades e cursos na instituição.

“Nós estamos revitalizando o local e o objetivo é que a gente possa melhorar esse número de alunos, que essa oferta possa acontecer dentro da escola. De fato em 2015 ficamos com 12 alunos”, admitiu a diretora.

A Polícia Militar informou que providências para conter a violência na área do residencial Sete Estrelas vão ser adotadas nos próximos dias pelo comando da Companhia Independente de Policiamento do bairro Promorar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: escola, alunos, diretora