Amber Alert: sistema de alerta para crianças desaparecidas no Piauí

02/02/2025 21h07


Fonte ClubeNews

Imagem: Carlienne/Portal ClubeNewsAmber Alert(Imagem:Carlienne/Portal ClubeNews)Amber Alert

O programa Amber Alert, utilizado nos Estados Unidos e em outros países, também está em operação no Piauí. O sistema busca o envolvimento da população na localização de crianças raptadas ou sequestradas por meio de divulgação em plataformas digitais.

Conforme o delegado Alisson Landim, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), o Amber Alert foi instituído no Piauí em 2023 e funciona em parceria com a Meta, empresa proprietária do Facebook e Instagram.

“Crianças e adolescentes estão em estado-maior de vulnerabilidade e suscetibilidade a esse tipo de delito. O raptor aproveita um momento de descuido e a criança pode ficar desaparecida por anos. Esse sistema acaba ajudando nesses casos”, destaca.

O sistema possui alguns requisitos para ser acionado:

  • O desaparecimento deve ser recente.
  • Os pais ou responsáveis legais precisam autorizar a divulgação.
  • A criança ou adolescente deve estar em risco de lesão corporal, ou morte.
  • É necessária uma foto em alta resolução para a divulgação.
Uma vez acionado, o alerta é enviado por meio do Facebook e Instagram, em um raio de 160 km a partir do último local onde a criança foi vista.

A foto da criança aparece no feed de usuários das redes sociais, como ocorre com os anúncios pagos. “A notificação aparece no Instagram e no Facebook. Caso um usuário veja esse alerta e tenha avistado a criança ou adolescente, ele deve contactar a unidade policial ou a Polícia Civil”, reforça.
Imagem: TV ClubeDelegado Alisson Landim Macedo.(Imagem:TV Clube)Delegado Alisson Landim Macedo.

DENÚNCIAS

Em Teresina, a comunicação do desaparecimento deve ser feita na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que possui uma seção específica para casos de pessoas desaparecidas. No interior do estado, os casos devem ser registrados nas delegacias locais.

A inteligência da Secretaria de Segurança é responsável por fazer o contato com o Ministério da Justiça, órgão que efetiva a ativação do alerta. “Temos um canal de denúncias no site da Polícia Civil. Basta acessar o site www.pc.pi.gov.br, onde há um campo específico para registro de informações”, orienta.

Tópicos: sistema, alerta, crian?a