APPM: 10 cidades do Piauí anunciaram flexibilização do isolamento e volta do comércio

09/06/2020 14h53


Fonte G1 PI

Imagem: Aparecida Santana/TV ClubePrimeira fase da retomada das atividades libera funcionamento comércio varejista, atacadista de bens e serviços, além de lojas dos shoppings.(Imagem:Aparecida Santana/TV Clube)Primeira fase da retomada das atividades libera funcionamento comércio varejista, atacadista de bens e serviços, além de lojas dos shoppings.

A Associação Piauiense dos Municípios (APPM) informou ao G1 nesta terça-feira (9) que dez cidades anunciaram a flexibilização das medidas de isolamento social e a retomada gradual das atividades econômicas.

Segundo a APPM, são elas: Buriti dos Lopes, Campo Maior, Capitão de Campos, Floriano, Madeiro, Nossa Senhora de Nazaré, Paulistana, Picos, Santana do Piauí e São João do Piauí.
Imagem: Divulgação/Ascom Prefeitura de Campo MaiorLojas do Centro comercial de Campo Maior, no Piauí, devem retornar ao funcionamento.Divulgação/Ascom Prefeitura de Campo Maior(Imagem:Divulgação/Ascom Prefeitura de Campo Maior)Lojas do Centro comercial de Campo Maior, no Piauí, devem retornar ao funcionamento.Divulgação/Ascom Prefeitura de Campo Maior

O levantamento feito pela associação está em curso e, conforme a autonomia dos municípios, o número de cidades que tiveram as atividades econômicas reabertas pode sofrer alteração ao longo do dia.

Ainda de acordo com a APPM, a associação informou que está recomendando juntamente ao Governo do Estado que os prefeitos acompanhem as orientações, os decretos e o Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí).

Ainda nesta terça-feira (9), será realizada uma reunião de prefeitos com o governador Wellington Dias (PT-PI) para tratar sobre a reabertura do comércio.

Flexibilização de alguns setores

Na segunda-feira (8), o governador do Piauí assinou um decreto que autoriza os setores da saúde, construção civil e automotivo a iniciar as adequações e criação de protocolos para a retomada de atividades no Piauí. A partir disso, segundo o Wellington Dias, cerca de 5% do funcionamento da economia será retomado no estado, caso todas cumpram os requisitos mínimos para o retorno.

Tópicos: retomada, appm, atividades