Aulas remotas na rede pública preocupam professores devido a evasão escolar no PiauÃ
03/08/2020 16h04Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução /TV ClubeAulas são gravadas em um estúdio de um canal de televisão em Teresina.
Durante a pandemia da Covid-19, as aulas presenciais da rede pública no Piauí foram suspensas e o ensino continuou a ser repassado aos estudantes de forma remota. Após o último recesso, que durou mais de duas semanas, as aulas da rede pública do estado irão retornar nesta semana, mas seguem de forma online.
As aulas serão transmitidas pela internet e gravadas em um estúdio de um canal de televisão em Teresina. Durante as reuniões, será abordado estratégias que abarquem as necessidades dos professores e alunos para o retorno das atividades educacionais nos 224 municípios do Estado.
A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Secretaria de Educação (Seduc), Maria José, afirmou que ainda nesta segunda (3) e terça-feira (4), gestores e professores irão definir o replanejamento escolar para 2020.
“Hoje, será feito atividades desde orientações sócio emocionais e motivacionais para gestores e professores. Amanhã, conforme definido pelas escolas, será feito os encontros virtuais de gestores e professores para refletir o alcance dos acessos aos alunos nas aulas remotas”, explicou.
Evasão escolar no Piauí
O conteúdo produzido pelos professores alcança mais 2000 mil alunos de todos os níveis de ensino público do Piauí. Mesmo com as aulas pela internet, ainda há outros desafios como a evasão escolar. Os educadores demonstram preocupação na produção de aulas atrativas para que os alunos sejam acolhidos.
A diretora de uma unidade escolar estadual, Tetê Castro, destacou os desafios de professores no processo de adaptação dos alunos para diminuir esses dados no Piauí.
“É um fato preocupante. Como não conseguimos atingir a todos nessa forma remota, temos que estar buscando individualmente os alunos que não estão conseguindo se adaptar. Não é uma tarefa fácil, fazemos o possível para inovar”, relatou a diretora.
A Seduc confirmou que está planejando uma ação específica que irá identificar os alunos que estão com dificuldade de adaptação ao processo online. Segundo pesquisas prévias, alunos já confirmaram que pensam ou planejam abandonar as escolas durante a pandemia.
Conforme o cronograma divulgado pelo Governo do Piauí, a educação irá retornar com suas atividades a partir do dia 22 de setembro. A área está incluída o grupo III do retorno das atividades econômicas de baixo impacto tais como: artes, cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. A educação foi acrescida ao grupo III pois propiciam à propagação da doença.