Avelino Lopes, Sul do PI, tem três homicÃdios em 48 horas; vÃtima é executada na frente de criança
18/02/2024 21h41Fonte G1 PI
Três homicídios foram registrados em 48 horas em Avelino Lopes, no Sul do Piauí, a 790 km de Teresina. O mais recente aconteceu na manhã deste domingo (18): um homem identificado como Geovane foi morto a tiros e outro baleado nas pernas em um comércio no Centro do município. Uma criança, atrás do balcão, testemunhou a cena.As imagens da câmera de segurança do estabelecimento mostram dois suspeitos chegando em uma motocicleta. Um deles desce do veículo e realiza vários disparos contra a vítima, de camisa amarela, e outros dois homens que estavam no interior do bar. O garoto presente no local se abaixa para evitar os tiros.
Segundo a Polícia Militar, Geovane morreu após ser atingido e o homem baleado nas pernas foi encaminhado ao hospital de Avelino Lopes. Os suspeitos de atirarem fugiram após o crime e ainda não foram encontrados.
Execução em estrada vicinal
O segundo ocorreu na tarde de sábado (17), quando a Polícia Militar foi acionada por populares e encontrou o corpo de um homem não identificado às margens de uma estrada vicinal que liga Avelino Lopes à localidade Baixão dos Rodrigues, na Zona Rural do município.
Um vídeo gravado pelos suspeitos do homicídio mostra a vítima caminhando na estrada, com as mãos atrás da cabeça, acompanhada pelos autores do crime. Pouco depois, os homens a atingem com vários disparos de arma de fogo e a matam no local.
A Polícia Civil e a perícia criminal foram acionadas para investigar as circunstâncias da execução. Os responsáveis pelos disparos ainda não foram localizados.
Morte de suposto líder de facção
Imagem: ReproduçãoVídeo mostra assassinato de suposto líder de facção no Sul do PI.
Já o terceiro, na tarde de sexta-feira (16), foi o de um suposto líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Emerson de Sousa Santos, mais conhecido como "Paçoca”.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que dois homens em uma motocicleta chegam e atiram contra o homem, que está sentado em uma calçada.
Nas imagens é possível ver o momento em que dois homens em uma moto se aproximam da vítima, que está sentada em uma cadeira na calçada de um comércio. O garupa puxa uma arma e começa a atirar antes mesmo do piloto parar o veículo.
A vítima se levanta e corre para dentro do comércio. Com o garupa ainda atirando, o piloto desce da moto, puxa uma arma e começa a atirar também, indo em direção à vítima. Os dois criminosos chegam a entrar no local e a atirar mais. Eles fogem em seguida.
Nenhum suspeito foi preso ou identificado até o momento. Todos os três casos são investigados pela Polícia Civil.
Reforço policial
Em meio à série de assassinatos em Avelino Lopes, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) instituiu um "esforço concentrado de atuação" na cidade e em São Raimundo Nonato pelo período de 30 dias.
Conforme a pasta, os policiais da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) realizarão operações especiais nos municípios, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Diretoria de Inteligência (DINT).