Avião abandonado possui vestígios de cocaína e tem prefixo clonado

03/09/2014 17h49


Fonte G1 PIAUÍ

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Avião fez pouso forçado em Piracuruca, no Piauí.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Avião fez pouso forçado em Piracuruca, no Piauí.

A Polícia Civil do Piauí informou que o avião bimotor, que realizou um pouso forçado na cidade de Piracuruca, na região Norte do Estado, na tarde de terça-feira (2), não possui registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante a vistoria de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), na manhã desta quarta-feira (3), foi verificado que a aeronave tem um prefixo clonado por meio de um adesivo, com os dados PT-DRO e pertenceria a uma empresa.

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Clique para ampliarGalões com cumbustível estavam dentro do avião no momento do pouso.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)
Galões com cumbustível estavam dentro do avião no momento do pouso.
Na aeronave também foi encontrado fragmentos de cocaína, dois equipamentos de GPS (Sistema de Posicionamento Global), nove galões de combustível de aviação e mangueiras, possivelmente usadas para ajudar a abastecer o avião. A Polícia Civil disse ainda que a investigação irá trabalhar com três hipóteses: tráfico de drogas, transporte de valores ou de mercadoria ilícita.

Além disso, a investigação busca identificar como o bimotor entrou no Brasil, pois ele é de origem norte-americana. Por isso, o caso passará a ser investigado pela Polícia Federal da cidade de Parnaíba.


Imagem: Jorge Henrique/PiracurucaaovivoClique para ampliarAvião pousou de barriga e ficou atravessado na pista.(Imagem:Jorge Henrique/Piracurucaaovivo)
O vigia da pista de pouso, que não está homologada pela Anac, Lucas Viana disse ao G1 que, dois homens em uma caminhonete chegaram ao local na tarde dessa terça-feira e aguardaram a aeronave. Após a chegada do bimotor, que possuía apenas dois lugares, os dois homens colocaram os galões de gasolina dentro do avião e saíram ao mesmo tempo em que o bimotor se preparava para decolar.

Depois de alçar voo, o vigia afirmou ter ouvido apenas o barulho do avião durante o pouso forçado e foi prestar socorro aos passageiros. Mas, antes de chegar ao local do acidente, a caminhonete havia retornado a pista levado o piloto e o passageiro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: bimotor, avião, aeronave