Badespi e MDS discutem avanços estratégicos do Programa Acredita e reforçam parceria para 2025

26/12/2024 10h19


Fonte Governo do Piauí

Em uma reunião realizada em Brasília, o presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi) e o Diretor de Departamento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Alison Ramon, discutiram as pautas estratégicas relacionadas ao Programa Acredita, iniciativa que visa transformar a vida de pequenos empreendedores e promover inclusão social no Piauí.

Um dos principais temas da discussão foi o Fundo Garantidor de Operações (FGO), uma solução que substitui o avalista tradicional e facilita o acesso ao crédito. A implementação do FGO é vista como uma ferramenta essencial para impulsionar o empreendedorismo no estado, especialmente entre aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

“Estamos viabilizando a liberação de recursos do Acredita, em conformidade com o protocolo assinado entre o Governo Federal e o Governo Estadual. Seguimos trabalhando para transformar vidas e gerar oportunidades!”, destacou o presidente da Badespi, Feliphe Araújo, reforçando o compromisso com a execução do programa.
Imagem: DivulgaçãoDiscutida a implantação do Fundo Garantidor de Operações (FGO), uma solução que substitui o avalista tradicional e facilita o acesso ao crédito.(Imagem:Divulgação)Discutida a implantação do Fundo Garantidor de Operações (FGO), uma solução que substitui o avalista tradicional e facilita o acesso ao crédito.

Capacitação e expansão em 2025

Além do acesso ao crédito, a capacitação profissional foi outro ponto de destaque na reunião. Alison Ramon enfatizou a importância da qualificação dos empreendedores em áreas estratégicas como gastronomia, corte e costura e outros segmentos identificados pela Badespi. Segundo o diretor, essas ações são fundamentais para que os beneficiários do programa possam utilizar os recursos de forma eficiente e sustentável.

“A Badespi é um grande parceiro do governo federal, uma agência que se destaca no cenário nacional do nosso Piauí. Nossa parceria já está firmada para 2025 e tratamos da possibilidade do cadastramento do Fundo Garantidor do Governo Federal (FGO), que vai garantir as operações dos empreendedores do estado do Piauí. Isso significa que não precisarão de avalista para a realização das operações", ressaltou Feliphe Araújo.

O presidente da Badespi destacou a capacitação na área de gastronomia, corte e costura, nos diversos segmentos identificados pela agência. "É um compromisso do ministro Wellington Dias junto ao governador Rafael Fonteles para que esse programa funcione com todo vapor no Piauí. Estamos com grandes ações já em janeiro para o nosso estado”, afirmou Alison Ramon.

Parceria entre os governos estadual e federal

O Programa Acredita é fruto de um protocolo firmado entre o governo federal, representado pelo ministro Wellington Dias, e o governo estadual, liderado pelo governador Rafael Fonteles, que têm demonstrado grande entusiasmo pelo projeto, que é considerado uma política inovadora para promover a geração de renda e a inclusão produtiva no estado.

Tópicos: governo, programa, badespi