Barragem de Piaus está com 48% da capacidade e registra maior nível da história

22/04/2020 09h05


Fonte Cidades da net

Imagem: ReproduçãoBarragem de Piaus(Imagem:Reprodução)
 “Mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no sertão”, já dizia o trecho de uma música do cantor Luiz Gonzaga. Parafraseando o eterno rei do baião, a nossa equipe de reportagem, visitou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de abril de 2020, um dos maiores reservatórios de água do Piauí, – a Barragem de Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião e Pio IX, que retrata com alegria que a chuva chegou neste torrão de terra.

Para chegar ao local, percorremos cerca de 10 km de estrada carroçal. Pelo caminho, muitos obstáculos que vão desde rios que deságua na referida barragem a crateras que deixam o percurso quase intrafegável.

Mas o que vemos ao chegar ao reservatório mostra a beleza e a mão divina do Criador que em um inverno de muita chuva, registra o maior acúmulo de água desde que a mesma foi construída. A paisagem é de encantar. São quilômetros de água que se localiza no encontro dos rios Grande e Porcos, em meio a morros e serras que formam uma reserva que pode ser chamada do ‘ouro’ dessa região semi-árida.

A Barragem:

Construída em 2006 e inaugurada em 2010, a Barragem de Piaus abastece atualmente os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Campo Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí. Abastece também o povoado Mandacaru e chafarizes na zona rural que ao longo da adutora levam água para as famílias.

A barragem tem capacidade para armazenar 104,5 milhões de metros cúbicos de água e fornece o líquido para uma população estimada de 30 mil habitantes.

A Agespisa é a empresa responsável por operar o sistema adutor que possui 111 quilômetros de extensão, e inclui a captação de água na Barragem de Piaus, estação de tratamento e nove estações elevatórias de bombeamento.

O reservatório é monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e a Agência Nacional de Água – ANA.

Em entrevista por telefone ao Portal Cidades Na Net, Sergio Alves da Silva, que integra a Comissão Reguladora da Barragem, destacou que o reservatório está com 48% de sua capacidade total, ou seja, a barragem acumula hoje 47 milhões de metros cúbicos de água.

Ainda de acordo com dados do integrante da comissão, em meio à grande seca que a região sofreu nos últimos anos, a Barragem chegou a ficar com apenas 3,5% de água em 2017, o que levou a Agespisa a racionar o consumo de água e até chegou a ser cogitada a suspensão no abastecimento humano naquela época, o que felizmente não aconteceu.

“Faz nove anos que não vimos um nível como esse de 2020. Está sendo um período de muita chuva, o que possibilitou tal acumulação. A última vez que o reservatório ultrapassou 40%, sua maior capacidade registrada até aqui foi em 2011. A expectativa é que até o fim do mês ela atinja 50% ”, destaca Sergio.

Em meio aos registros fotográficos nós fomos recebidos pelo seu Antônio Pedro de Sousa e a sua netinha, a simpática Vanessa que moram na localidade e não escondem a felicidade de ver tanta água. “A água alegra todos nós moradores. Isso aqui é uma riqueza sem igual”, disse seu Antônio.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: barragem, chuva, capacidade