Bombeiros do Piauà participam de curso sobre saúde mental e autoconhecimento
15/08/2024 07h22Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria de Segurança do Estado (SSP-PI), através da Diretoria de Gente e Planejamento, realiza o Curso de Aprofundamento em Escrita Terapêutica: Saúde Mental, Processos de Autoajuda e de Autoconhecimento. O objetivo é oferecer ferramentas preventivas para promover a autoajuda e o autoconhecimento, mostrando os benefícios no enfrentamento às dificuldades emocionais e psicológicas dos agentes de segurança pública.Foram disponibilizadas seis turmas para o Corpo de Bombeiros do Piauí. As aulas acontecerão no Quartel do Corporação em Teresina, no período de 12 a 21 de agosto, das 08h às 13h. Cada turma contará com 15 participantes em grupos homogêneos por sexo, com turmas separadas para mulheres e homens.
Imagem: DivulgaçãoCurso Bombeiros
De acordo com Priscila Dourado, doutora em Educação e ministrante do curso, durante esses dias os participantes terão a oportunidade de absorver ferramentas para prevenir o sofrimento humano, sendo estimulados a desenvolver a prática da escrita como uma ferramenta de autocuidado emocional.
“Hoje em dia, a saúde mental é uma das principais preocupações de vários países, e aqui no Brasil somos o terceiro no mundo em casos de ansiedade. Através das nossas aulas e técnicas, esses homens e mulheres dos Bombeiros poderão se fortalecer diante de suas futuras missões. O curso, além de trazer benefícios no âmbito emocional, explora também técnicas para lidar com o sofrimento em determinadas situações, seja na área profissional ou pessoal, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para eles”, destaca Priscila.
O soldado Gabriel Simplício, recém-formado no último Curso de Formação dos Bombeiros, avalia como bastante proveitosas as informações abordadas durante a oficina. “Podemos trabalhar, através de dinâmicas, o nosso equilíbrio emocional para desempenharmos de forma mais satisfatória nossas funções e nossas operações típicas dos Bombeiros”, ressalta.
Imagem: Divulgação
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook