Brigadistas combatem incêndio na zona rural de Curimatá, no Sul do Piauí

04/10/2021 08h45


Fonte G1 PI

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSegundo o secretário, uma equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu na cidade por cerca de dez dias ajudando no combate ao fogo. Mas alguns bombeiros testaram positivo para Covid-19,(Imagem:Reprodução)

Um incêndio atinge a vegetação na zona rural da cidade de Curimatá, no Sul do Piauí, há pelo menos 14 dias. Segundo a Prefeitura de Curimatá, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e voluntários entre os moradores da cidade estão combatendo o fogo.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Júnior Miranda, o incêndio foi controlado diversas vezes nos últimos dias, mas a umidade baixa e os fortes ventos fazem com que novos focos apareçam.

A mata da região, bastante fechada, dificulta o acesso dos brigadistas. Até esse sábado (2) o incêndio havia sido controlado, mas recomeçou no início da tarde de domingo (3).

“Hoje pela manhã o fogo estava controlado, e do nada, do meio-dia em diante, ele tornou a aparecer, tornou a passar para o outro lado da rodovia PI-225”, comentou o secretário.

Segundo o secretário, uma equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu na cidade por cerca de dez dias ajudando no combate ao fogo. Mas alguns bombeiros testaram positivo para Covid-19, e a equipe inteira precisou deixar a cidade.

Para combater o fogo, a Prefeitura de Curimatá mobilizou a população, carros-pipa e tratores. “Fizemos aceiros em volta do fogo e estamos utilizando os pipas. Montamos uma estrutura para conter o incêndio”, disse Júnior Miranda.

Ainda segundo o secretário, o fogo teria iniciado depois que fazendeiros de uma propriedade rural na região tentaram limpar um terreno fazendo queimada, mas perderam o controle das chamas.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: cidade, fogo, controlado