Cães policiais do Piauà vão participar das OlimpÃadas no Rio de Janeiro
17/04/2016 08h00Fonte Cidadeverde.com
Passar tarde na companhia de Jack, Colt, Simon, Duda, Titan e Uzi - os cães da Polícia Rodoviária Federal do Piauí - é uma experiência que não se esquece. Desde que pensamos em criar o blog, pensávamos nessa pauta: conhecer o treinamento e como vivem os cães policiais. Na tarde de conversa, na última quarta-feira (13), descobrimos que quatro deles vão participar da equipe policial das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Mas o que para os policiais e guias é trabalho, para eles é brincadeira.Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliar
Há um mito a respeito do treinamento de cães que é bastante reproduzido e que deve ser desfeito: os cães não são "viciados" em drogas, para que atuem nas operações de busca e apreensão com os policiais. O que acontece é apenas associação do cheiro da droga a um brinquedo que o animal goste muito - uma bolinha, uma pequena almofada ou o que mais o cão gostar. Quem manda é o animal.
O treinamento consiste em oferecer uma recompensa, como o brinquedo, uma brincadeira e carinho ao animal, sempre que ele encontrar o que o seu guia quer que ele encontre. O policial que já conhece seu cão, percebe quando ele reaje de forma diferente em determinados locais farejados. Normalmente o cão "raspa" com a pata o local onde está a droga. Quando o animal busca droga escondida em uma pessoa, ele é treinado para sentar-se diante dela, em vez de tocar com a pata.
É dessa forma que os animais serão úteis durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecerão em agosto deste ano. A grande circulação de pessoas torna fundamental o combate ao tráfico de drogas e a presença de armas e munições dentro dos locais dos jogos e de presença de turistas e atletas.
Rodrigo Almeida é um dos guias da PRF-PI e é também médico veterinário. O amor pelos cães aproximou o policial da cinotecnia - ciência que estuda os cães. O prefixo "cino" vem do grego "kyon", que significa cachorro. Ele conta que o treinamento não passa de uma brincadeira com o cão, mas que tem objetivos bastante específicos. Ele é guia de Jack, um cão de destaque no plantel da corporação.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook