Câmara decide por unanimidade pela cassação do prefeito no PI

05/09/2015 08h35


Fonte G1 PI

Os vereadores da Câmara Municipal da cidade de Fatura do Piauí votaram nesta sexta-feira (4) pela cassação do mandato do prefeito do município, Permínio Santana (PSB). Dos nove vereadores da cidade, seis compareceram à sessão e votaram pela cassação. Segundo a câmara, a má administração, que culminou no bloqueio das contas do município e na suspensão do repasse de todas as verbas estaduais e federais para o município, foi o motivo para a cassação.

Com a cassação do mandado, o presidente da Câmara Municipal de Fartura, Isaías Ribeiro, é quem deve assumir a administração municipal.

O agora ex-prefeito Permínio Santana, que não compareceu à sessão, chegou a apresentar um atestado médico para justificar a sua ausência. O advogado de defesa do prefeito informou que vai entrar com um mandado de segurança contra a decisão dos vereadores.

Mesmo com a ausência do prefeito na sessão, a votação aconteceu e todos os seis vereadores votaram a favor da cassação. De acordo com o presidente da Câmara, Isaías Ribeiro, a decisão deve ser publicada no diário do município nos próximos dias. "Temos um relatório que garante a procedência das denúncias contra o prefeito sobre a infração política administrativa e omissão no dever de prestar contas", disse.

Em julho deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou o bloqueio das contas do município por falta da prestação de contas sobre os gastos do município. Por conta disso, os servidores passaram meses sem receber os salários. O TCE solicitou a intervenção do estado na cidade de fatura e o gestor chegou a ter 15 dias para apresentar defesa.