Campanha aborda má postura e uso exagerado de celular
08/10/2018 13h35Fonte CidadeVerde.com
Imagem: GloboClique para ampliar
Alertar sobre os riscos do uso de celular ao volante e das más posturas corporais são os principais objetivos da 2ª edição da Campanha Neuro em Ação, que terá início nesta terça-feira (9), em Teresina, e acontece, simultaneamente, em várias capitais do país, dentro da Semana de Semana de Responsabilidade Social da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Com o lema “USE a cabeça, proteja seu corpo!”, a campanha terá início às 7h, com a palestra Piauí sem Traumas, ministrada pelo médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Em seguida, às 8h, será realizada uma blitz educativa no semáforo em frente à instituição, com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Strans), alunos das Ligas Universitárias e Projeto Samuzinho.
De acordo com o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, coordenador da campanha no Piauí e membro da Sociedade Brasileira de Neurologia, tanto a má postura como o uso errado do celular têm em comum os riscos de levar à incapacidade no trabalho, a deficiências que podem ser momentâneas ou permanentes.
“O mau uso do celular tem causado graves acidentes, seja por quem dirige e usa o celular, seja por pedestres que digitam enquanto caminham e acabam sendo atropelados por falta de atenção. Sem falar nos prejuízos causados ao eixo da coluna devido ao movimento do pescoço ao digitar ou ler nesses tipos de aparelhos. Assim, prevenção e o conhecimento são a nossa principal ferramenta para combater esses problemas que têm acometido cada vez mais pessoas em todo o mundo, principalmente os jovens. Por isso, estamos intensificando as ações educativas, levando rodas de conversas e palestras a empresas, escolas e faculdades, promovendo a discussão na imprensa, além de promover a distribuição de folders e stands em locais públicos”, destaca o coordenador da campanha.
A campanha Neuro em Ação é uma iniciativa de Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), coordenada no Piauí pela Associação Reabilitar, que atua com o Projeto Pense Bem Trauma, e pela Sociedade Piauiense de Neurocirurgia, contando com a participação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – da UESPI, Cooperativa de Neurocirurgiões do Piauí, ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui