Campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação é prorrogada em Teresina
31/10/2020 15h35Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação /FMSA campanha de vacinação espera imunizar 49.474 crianças em Teresina.
A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foi prorrogada até o dia 25 de novembro em Teresina. O prolongamento da campanha foi decidido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) após a capital registrar baixa cobertura vacinal. Somente 10,96% das crianças que devem tomar a vacina contra a poliomielite foram imunizadas, segundo a FMS.
“Solicitamos que os responsáveis aproveitem a prorrogação da campanha para levar as crianças e adolescentes às salas de vacina. É de extrema importância aumentar a cobertura vacinal, pois as vacinas previnem várias doenças e evitam surtos. Isso é um ato de amor, um gesto de cuidado individual e coletivo”, reforçou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
A campanha de vacinação espera imunizar 49.474 crianças em Teresina. A vacina está disponível em 65 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por toda a capital, além do Centro Lineu Araújo e do Hospital Infantil em dias úteis. Especificamente neste final de semana e no Dia dos Finados (2), cinco salas estarão abertas. Elas são das seguintes UBSs: Renascença, Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense.
O presidente da FMS, Manoel de Moura, destacou que as pessoas deverão portar a caderneta de vacinação, caso tenham. Entretanto, mesmo as que não possuírem também serão atendidas.
“Solicitamos também que evitem aglomerações nos postos, mantenham distanciamento entre as pessoas, usem máscara e higienizem as mãos”, informou.
Sobre a doença
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores, ou até mesmo à morte.
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
A vacinação é a única forma de prevenção. Não existe tratamento específico para a poliomielite. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook