Campanha na internet pede ajuda para construção de biblioteca no PI
29/02/2016 07h31Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação/Flaviane TajraRedes sociais ajudam na divulgação da campanha para construção de biblioteca.
Um grupo formado por vinte mulheres resolveu mudar a realidade de uma escola na zona rural de Miguel Alves, a 110 km de Teresina. O grupo Lúmens se sensibilizou com a precária situação em que a instituição se encontrava, então resolveu se juntar com os moradores para comprar móveis e reformar uma parte da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada na comunidade Sambaíba, além de construir uma biblioteca.
“Em 2014 visitamos pela primeira vez a escola, nos sensibilizamos com a estrutura do local e com a situação da comunidade. Fizemos nossa primeira ação na Páscoa distribuindo ovos, realizando oficinas de leitura, depois conseguimos móveis e materiais escolares. Com o tempo, percebemos que a melhor forma de mudar a realidade daquela comunidade era construindo uma biblioteca”, explicou a organizadora do grupo, Flaviane Tajra, dando conta que está sendo feita uma campanha de arrecadação de fundos pela internet.
Para impulsionar as doações foi criada nas redes sociais a campanha com a hashtag ? #projetobibliotecadetaipa? e uma página no Facebook. A organizadora revela que são necessários R$ 2.350 para a construção do telhado da biblioteca. .
Imagem: Divulgação/Flaviane TajraClique para ampliarGrupo Lúmens ajudou na estrutura da escola de Miguel Alves.
“O restante vamos fazer com ajuda dos moradores porque iremos utilizar técnicas sustentáveis, elementos naturais como o barro que encontramos na região e arborizar ao redor do local. Os moradores podem até utilizar essas técnicas em suas casas”, esclareceu Flaviana, que é arquiteta.
A integrante do grupo Lúmens ainda complementa que essas ações conquistaram os moradores e podem dar um futuro melhorar para as crianças. “Desde que chegamos observamos que os moradores melhoraram a auto estima. Com a construção da biblioteca, podemos formar seres pensantes, as crianças podem criar gosto pela leitura e quem sabe se formar e ter uma profissão. Esse ano faremos de novo a Páscoa com oficinas e distribuição de lanches para todos”, finalizou Flaviane.
O Secretário de Educação de Miguel Alves, Jilton Vitorino de França, informou que a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição será reinaugurada próxima semana com nova estrutura, móveis e com espaço para sala de informática. Sobre a biblioteca, o secretário afirmou que a mesma terá um espaço que fará parte da escola, mas não deixou claro se a obra terá investimentos da gestão municipal.
Internauta havia denunciado condições de escola
Em março de 2015, uma internauta enviou fotos por meio da ferramenta interativa VC no G1, mostrando a situação da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. Com uma estrutura totalmente deficiente, a unidade era conhecida como "Escolinha de Taipa".
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook